Notícias

1º Workshop de Cibersegurança para CEOs e CIOs na área da Saúde promovido pela SPMS

1 Outubro, 2019

O 1º Workshop de Cibersegurança para CEOs e CIOs na área da Saúde decorre de 1 a 2 de outubro, nas instalações do Infarmed, em Lisboa, organizado pela SPMS, EPE.

Com o principal objetivo de potenciar o desenvolvimento de uma colaboração estratégica a nível europeu, no âmbito da Cibersegurança na Saúde, esta iniciativa da SPMS conta com a presença de representantes de 14 estados-membros, designadamente, dos Ministérios da Saúde, Serviços Nacionais de Saúde e Agências eHealth. Por outro lado, entidades como a DG CONNECT, DG SANTE, DG DIGIT e ENISA, também presentes, revelam perspetivas e projetos sobre cibersegurança nos serviços de saúde, enquadrando a visão corrente da União Europeia.

No primeiro dia deste workshop, Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Coordenador da eHAction e CoChair da eHealth Network, salientou a importância do desenvolvimento de um documento de orientação e recomendação no contexto da Cibersegurança, com base numa definição estratégica comum entre estados-membros, no sentido de fazer face aos “ciber-riscos” no setor da Saúde.

Considerada a premência da Cibersegurança na Saúde, importa discutir e debater os principais riscos e desafios concernentes, com vista a promover e aumentar a consciencialização nestas temáticas, bem como assegurar a sustentabilidade e segurança dos sistemas e serviços de saúde no país e na Europa.

Sessão cibersegurança

SPMS intervém na conferência “Desafios da Cibersegurança”

8 Março, 2024

A preparação dos sistemas digitais públicos e privados é um desafio de longa duração e um trabalho em permanente atualização, que deve começar por “capacitar as pessoas para mudar comportamentos”, defendeu Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança da SPMS, na conferência “Desafios da Cibersegurança”, que decorreu em Lisboa, ontem, dia 6 de março. Para […]

SPMS dinamiza atividades no “Mês Europeu da Cibersegurança”

30 Outubro, 2023

O Mês Europeu da Cibersegurança (European CyberSecurity Month – ECSM) é comemorado em outubro, com diversos eventos e atividades nos vários países europeus.   Sob o tema “Cibersecurity is a shared responsability”, visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço e sensibilizar cidadãos, empresas e organizações públicas para comportamentos a adotar no âmbito da […]

Notícias NEWSLETTER 01_Site SPMS_Em foco
Voltar
Voltar para o topo.