Notícias

1º Workshop de Cibersegurança para CEOs e CIOs na área da Saúde promovido pela SPMS

1 Outubro, 2019

O 1º Workshop de Cibersegurança para CEOs e CIOs na área da Saúde decorre de 1 a 2 de outubro, nas instalações do Infarmed, em Lisboa, organizado pela SPMS, EPE.

Com o principal objetivo de potenciar o desenvolvimento de uma colaboração estratégica a nível europeu, no âmbito da Cibersegurança na Saúde, esta iniciativa da SPMS conta com a presença de representantes de 14 estados-membros, designadamente, dos Ministérios da Saúde, Serviços Nacionais de Saúde e Agências eHealth. Por outro lado, entidades como a DG CONNECT, DG SANTE, DG DIGIT e ENISA, também presentes, revelam perspetivas e projetos sobre cibersegurança nos serviços de saúde, enquadrando a visão corrente da União Europeia.

No primeiro dia deste workshop, Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Coordenador da eHAction e CoChair da eHealth Network, salientou a importância do desenvolvimento de um documento de orientação e recomendação no contexto da Cibersegurança, com base numa definição estratégica comum entre estados-membros, no sentido de fazer face aos “ciber-riscos” no setor da Saúde.

Considerada a premência da Cibersegurança na Saúde, importa discutir e debater os principais riscos e desafios concernentes, com vista a promover e aumentar a consciencialização nestas temáticas, bem como assegurar a sustentabilidade e segurança dos sistemas e serviços de saúde no país e na Europa.

Sessão cibersegurança

SPMS integra Rede Nacional de CSIRT

14 Dezembro, 2020

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de dezembro, a Rede Nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do setor da Saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

2ª edição do Cyber Security Workshop começou hoje

11 Fevereiro, 2020

Começou hoje, Dia da Internet Segura, o 2nd Cyber Security Workshop, promovido pela SPMS, EPE, contando com participação de 10 países: Portugal, Hong Kong, Reino Unido, EUA, Suécia, Singapura, Áustria, Suécia, Estónia e Arábia Saudita.

Cyber Security Workshop2

Portugal lidera Grupo Europeu de Cibersegurança para a Saúde

30 Janeiro, 2020

Portugal foi, no dia 29 de janeiro, eleito como Chair do Work Stream criado para o Sector da Saúde, no âmbito do NIS Cooperation Group. O Centro Nacional de Cibersegurança, enquanto autoridade NIS, irá coordenar os trabalhos, com o apoio SPMS, em particular do Núcleo de Cibersegurança.

Voltar
co-financiamento
pulvinar elit. Phasellus nunc amet, odio Donec libero. Sed facilisis libero
Voltar para o topo.