Notícias

SPMS marca presença na Biomedical Engineering Summit

14 Outubro, 2019

A SPMS participou na Biomedical Engineering Summit, representada por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, que decorreu nos dias 11 e 12 de outubro, na sede da Ordem dos Engenheiros, em Lisboa.

Sob o tema Saúde Digital: desafios para os Estudantes de Engenharia BioMédica, Henrique Martins destacou o papel dos engenheiros biomédicos para estabelecer a ponte entre a área IT e os profissionais de saúde, com especial relevância para as questões da ética, e as implicações para o que a tecnologia permite fazer e os limites da mesma para o atingir.  Salientando, também, a importância da robótica no futuro da saúde, sendo que existe a necessidade de reforçar as competências dos engenheiros biomédicos nesta área.

Depois de apresentar a SPMS, Henrique Martins realçou a importância da multidisciplinariedade dos perfis dos profissionais da SPMS e dos profissionais de saúde. Deixando uma nota final para referir o Mês da Cibersegurança, que se comemora em outubro, e o dever dos engenheiros biomédicos em assegurar a cibersegurança em tudo o que constroem.

O Biomedical Engineering Summit é uma iniciativa pioneira desenvolvida por estudantes de diversas universidades portuguesas, que sentiram necessidade de aprofundar a discussão sobre as questões da Engenharia Bomédica a nível nacional, promovendo uma relação mais próxima entre os profissionais, as empresas e os estudantes desta área. 

Pretende, sobretudo, partilhar os projetos tecnológicos inovadores mais recentes nos cuidados de saúde, em áreas tão diversas como o Machine Learning nos cuidados de saúde, dispositivos biológicos, Interfaces cérebro-computador ou a engenharia de tecidos.  

Temas

SPMS na Biomedical Engineering Summit5

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.