Notícias

SAD para a Prestação de Serviços de Consultoria em Inteligência Artificial – Concurso Aberto

16 Outubro, 2019

A SPMS, E.P.E. lançou o Procedimento para a Instituição do Sistema de Aquisição Dinâmico (SAD) para a Prestação de Serviços de Consultoria em Inteligência Artificial.

O SAD trata-se de um sistema aberto, que possibilita que durante o seu período de vigência (4 anos), os operadores económicos possam candidatar-se e serem avaliados, de acordo com os requisitos de capacidade técnica e financeira definidos pela SPMS.

 Se forem qualificados passam a fazer parte de uma bolsa de fornecedores qualificada. Esta qualificação permite que as entidades do Ministério da Saúde e instituições SNS, ou as entidades que venham a celebrar contratos de adesão com a SPMS, se preocupem apenas com a fase das propostas, nomeadamente, convidando os fornecedores qualificados a avaliar e a adjudicar, de um forma eficiente, a melhor proposta.

Face ao crescente envelhecimento da população, a nova abordagem de saúde deve assentar no planeamento e no investimento, bem como na prevenção de doenças, sendo premente o tratamento de doenças crónicas e apostando cada vez mais em soluções e plataformas baseadas em inteligência artificial.

Em Portugal, a crescente utilização de sistemas informáticos na área da saúde, em que os dados dos utentes são recolhidos desde que nascemos até que morremos, potencia a transposição para a política de saúde de automatismos que derivam da inteligência artificial.

A SPMS incentiva todos os interessados a apresentarem candidatura na 1.ª ronda de qualificação do presente procedimento, até ao dia 4 de novembro de 2019 e que se prolonga durante toda a vigência do sistema de aquisição dinâmico.

As Peças do Procedimento encontram-se disponibilizadas na Plataforma Eletrónica Vortal, acessível através do sítio eletrónico www.comprasnasaude.pt, bem como os documentos que constituem a proposta e devem ser apresentados em suporte eletrónico, nos termos e modelos definidos no procedimento criado na referida plataforma.  

Participe!

inteligência artificial

Acordo-Quadro 957/2024 – Prestação de Serviços de Seguro de Acidentes de Trabalho

16 Abril, 2024

A SPMS, E.P.E. publicou o Concurso Público para a Celebração de Acordo-Quadro para a Prestação de Serviços de Seguro de Acidentes de Trabalho, com a referência 957/2024, no dia 15 de abril, no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE). Este Acordo-Quadro disponibilizará às entidades do Serviço Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde, um instrumento […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.