Notícias

SAD para a Prestação de Serviços de Consultoria em Inteligência Artificial – Concurso Aberto

16 Outubro, 2019

A SPMS, E.P.E. lançou o Procedimento para a Instituição do Sistema de Aquisição Dinâmico (SAD) para a Prestação de Serviços de Consultoria em Inteligência Artificial.

O SAD trata-se de um sistema aberto, que possibilita que durante o seu período de vigência (4 anos), os operadores económicos possam candidatar-se e serem avaliados, de acordo com os requisitos de capacidade técnica e financeira definidos pela SPMS.

 Se forem qualificados passam a fazer parte de uma bolsa de fornecedores qualificada. Esta qualificação permite que as entidades do Ministério da Saúde e instituições SNS, ou as entidades que venham a celebrar contratos de adesão com a SPMS, se preocupem apenas com a fase das propostas, nomeadamente, convidando os fornecedores qualificados a avaliar e a adjudicar, de um forma eficiente, a melhor proposta.

Face ao crescente envelhecimento da população, a nova abordagem de saúde deve assentar no planeamento e no investimento, bem como na prevenção de doenças, sendo premente o tratamento de doenças crónicas e apostando cada vez mais em soluções e plataformas baseadas em inteligência artificial.

Em Portugal, a crescente utilização de sistemas informáticos na área da saúde, em que os dados dos utentes são recolhidos desde que nascemos até que morremos, potencia a transposição para a política de saúde de automatismos que derivam da inteligência artificial.

A SPMS incentiva todos os interessados a apresentarem candidatura na 1.ª ronda de qualificação do presente procedimento, até ao dia 4 de novembro de 2019 e que se prolonga durante toda a vigência do sistema de aquisição dinâmico.

As Peças do Procedimento encontram-se disponibilizadas na Plataforma Eletrónica Vortal, acessível através do sítio eletrónico www.comprasnasaude.pt, bem como os documentos que constituem a proposta e devem ser apresentados em suporte eletrónico, nos termos e modelos definidos no procedimento criado na referida plataforma.  

Participe!

inteligência artificial

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
dapibus ipsum leo elementum vulputate, nec
Voltar para o topo.