Notícias

Protocolo de Colaboração entre SPMS e IPO Porto

2 Outubro, 2019

A SPMS e o Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE (IPO Porto) celebraram um Protocolo de Colaboração, na passada sexta-feira, 27 de setembro, em Penafiel.

No âmbito desta colaboração, as duas entidades pretendem fomentar o aproveitamento recíproco das potencialidades técnicas e humanas nas vertentes de infraestruturas, sistemas e inovação para soluções em saúde, nomeadamente, a análise da viabilidade de adoção e melhoria da Suite Hospitalar (SONHO v2/SClínico).

Os objetivos traçados no protocolo visam inovar e melhorar continuamente, através da criação de grupos de trabalho, a evolução do sistema de informação hospitalar, suportar de forma mais eficiente os processos de trabalho dos profissionais de saúde, uniformizar e estruturar o Registo Clínico Oncológico, conforme guidelines internacionais, bem como promover a investigação na área oncológica, proporcionando maior segurança para o profissional e para o cidadão.

No seguimento deste projeto e como próximos passos, vai ser criado um grupo de trabalho conjunto que analisará e acompanhará a adoção do Suite Hospitalar (SONHO v2 / SClínico) no IPO Porto. Pretende-se com esta medida inovar e melhorar continuamente o sistema de informação hospitalar, uniformizar e estruturar o registo clínico oncológico, envolver outras plataformas como o Registo Oncológico Nacional e assim proporcionar maior segurança para os profissionais e cidadãos.

Com duração de dois anos, o protocolo foi assinado por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, e Rui Henrique, Presidente do Conselho de Administração do IPO Porto, no final da 9ª edição do Fórum ENESIS 2020 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020, que decorreu no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.

assinatura protocolo SPMS IPO Porto

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.