Protocolo de Colaboração entre SPMS e IPO Porto

2 Outubro, 2019

A SPMS e o Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil, EPE (IPO Porto) celebraram um Protocolo de Colaboração, na passada sexta-feira, 27 de setembro, em Penafiel.

No âmbito desta colaboração, as duas entidades pretendem fomentar o aproveitamento recíproco das potencialidades técnicas e humanas nas vertentes de infraestruturas, sistemas e inovação para soluções em saúde, nomeadamente, a análise da viabilidade de adoção e melhoria da Suite Hospitalar (SONHO v2/SClínico).

Os objetivos traçados no protocolo visam inovar e melhorar continuamente, através da criação de grupos de trabalho, a evolução do sistema de informação hospitalar, suportar de forma mais eficiente os processos de trabalho dos profissionais de saúde, uniformizar e estruturar o Registo Clínico Oncológico, conforme guidelines internacionais, bem como promover a investigação na área oncológica, proporcionando maior segurança para o profissional e para o cidadão.

No seguimento deste projeto e como próximos passos, vai ser criado um grupo de trabalho conjunto que analisará e acompanhará a adoção do Suite Hospitalar (SONHO v2 / SClínico) no IPO Porto. Pretende-se com esta medida inovar e melhorar continuamente o sistema de informação hospitalar, uniformizar e estruturar o registo clínico oncológico, envolver outras plataformas como o Registo Oncológico Nacional e assim proporcionar maior segurança para os profissionais e cidadãos.

Com duração de dois anos, o protocolo foi assinado por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, e Rui Henrique, Presidente do Conselho de Administração do IPO Porto, no final da 9ª edição do Fórum ENESIS 2020 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020, que decorreu no Centro Hospitalar Tâmega e Sousa.

assinatura protocolo SPMS IPO Porto

SICC comemora 10 anos

12 Julho, 2024

O Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade e Gestão Financeira (SICC) celebra uma década a registar e a gerir centralmente a informação económica e financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Atualmente, está implementado em 46 dos 51 organismos do SNS, e em duas entidades do Ministério da Saúde: a Direção Executiva e a própria SPMS.

SICC_notícia site SPMS

SPMS contribui para a primeira plataforma de inovação em saúde pública do país

9 Julho, 2024

“O compromisso para a inovação em saúde pública” foi o mote do painel que reuniu a presidente do Conselho de Administração da SPMS, Sandra Cavaca, e dirigentes de diversas organizações e entidades, durante a apresentação pública do White Paper “Leading the Way to a Healthy Future” – Inovação ao serviço da Saúde Pública.