Notícias

Entrada em vigor do 3º SAD para a Prestação de Serviços de Consultoria em Tecnologia Blockchain

22 Outubro, 2019

A SPMS terminou a primeira ronda de qualificação do Sistema de Aquisição Dinâmico (SAD) para a Prestação de Serviços de Consultoria em Tecnologia Blockchain. Foram qualificados 3 candidatos.

O SAD está dividido em três lotes:

  • Lote I – Definição de modelos estratégicos, identificação, priorização e seleção de oportunidade de soluções Blockchain;
  • Lote II – Desenvolvimento e implementação de soluções Blockchain em ambientes produtivos e formação;
  • Lote III – Prestação de Serviços de Plataforma em Cloud.

A SPMS, enquanto central de compras qualifica tecnicamente e financeiramente os candidatos, que durante o período de vigência do SAD se vão candidatando, permitindo a construção de uma bolsa robusta e dinâmica de fornecedores qualificados. Com um mecanismo de contratação a 2 tempos:

  • É constituído e disponibilizado automaticamente um catálogo na plataforma eletrónica de contratação pública www.comprasnasaude.pt, às entidades do Ministério da Saúde e instituições do Sistema Nacional de Saúde ou às entidades que venham a celebrar contratos de adesão com a SPMS.
  • Após a qualificação progressiva dos candidatos pela SPMS, as entidades adquirentes podem através do catálogo, convidar os fornecedores qualificados por lote, avaliar e adjudicar a melhor proposta.

Qualquer fornecedor que não tenha participado nesta 1.ª Ronda de qualificação pode apresentar candidatura e ser qualificado, neste procedimento, durante o período de vigência do Sistema de Aquisição Dinâmico que são 4 anos. Neste sentido, estamos perante um sistema aberto a novos operadores que preencham os requisitos de capacidade técnica e financeira definidos.

A SPMS tem vindo a introduzir este tipo de procedimento especial, que considera ser uma forma de melhorar o futuro das compras na saúde, pelo maior dinamismo, renovação permanente da concorrência, maior abrangência, inovação e transparência dos procedimentos.

Temas

2 cubos

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.