Notícias

Delegação holandesa visita SPMS

2 Outubro, 2019

A SPMS recebeu hoje, dia 2 de outubro, nas suas instalações em Lisboa, uma delegação holandesa com representantes de vários ministérios e centros de tecnologias de informação e de comunicação, no âmbito da partilha de conhecimentos sobre eHealth e os projetos nacionais e internacionais mais relevantes que a SPMS tem em curso.

“Somos líderes em muitos projetos, e estamos sempre prontos a aprender mais”, salientou o Presidente do Conselho de Administração da SPMS na sessão de abertura. Henrique Martins falou sobre a realidade portuguesa e o processo de transformação digital na área da saúde, nomeadamente nos cuidados de saúde primários e hospitalares.

A explicação da importância da desmaterialização de processos no setor da saúde serviu como base, não só à apresentação dos projetos pelos quais a SPMS é responsável, nomeadamente o RSE – Área do Cidadão, Receitas sem Papel, Exames sem Papel, as apps do SNS (MySNS, MySNS Tempos e MySNS Carteira), mas também dos projetos e serviços a nível internacional, como a interoperabilidade técnica entre a infraestrutura nacional do Ministério da Saúde e a de outros países europeus.

A SPMS, enquanto responsável pelos sistemas de informação do SNS, partilhou, uma vez mais, o seu know-how e experiência no âmbito da desmaterialização de processos na área da saúde, dando a conhecer aos representantes holandeses as boas práticas portuguesas.

visita delegação holandesa

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.