Notícias

Conferência sobre saúde, inteligência artificial e emoções com participação da SPMS

25 Outubro, 2019

“A saúde, a inteligência artificial e as emoções, sem penas” foi o tema da primeira sessão do II Ciclo “Melhor Saúde, com Melhor Decisão” que decorreu ontem, 24 de outubro, no Hospital Infante D. Pedro, em Aveiro. Com a participação de Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, a sessão focou-se nas emoções num mundo cada vez mais tecnológico com implicações crescentes da inteligência artificial nas várias vertentes da Saúde.

Numa parceria entre o Centro Hospital do Baixo Vouga (CHBV), a Universidade de Aveiro (UA) e a Câmara Municipal de Aveiro, esta iniciativa teve como objetivo debater e refletir sobre temas relacionados com a saúde.

O debate contou, também, com a participação de António Marieiro, médico psiquiatra e diretor do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do CHBV, Eugénio Rocha, diretor do mestrado em Matemática e Aplicações da UA, e Rafael Almeida, diretor dos Serviços de Informática e Análise de Sistemas dos CHBV.

Num mundo cada vez mais tecnológico, Henrique Martins lançou o desafio: “O que queremos da Saúde? Nós precisamos que as pessoas digam o que querem.”

Durante a sua apresentação, que se centrou sobre os sistemas de informação e a revolução digital na saúde, o dirigente da SPMS salientou que é necessário “saber que valores queremos para os sistemas. Ética digital é um misto entre o que queremos fazer, o que podemos fazer e o que devemos fazer”. “Não queremos médicos robotizados, mas médicos aumentados”.

A sessão terminou com um espaço de debate, entre os oradores e a audiência, sobre os temas apresentados.

Temas

SPMS conferência Aveiro IA2

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
ipsum in tristique ut ut mattis mattis non
Voltar para o topo.