Notícias

Compromisso institucional entre SPMS, FMUP, CHSJ, Ordem dos Médicos e Associações de Estudantes de Medicina

11 Outubro, 2019

Decorreu, hoje, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) o evento “Saúde Digital: desafios para os Estudantes de Medicina”, que contou com a participação do Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins.

Durante a sessão, foram apresentados e assinados dois documentos pela FMUP, Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), SPMS, EPE, Ordem dos Médicos e por duas associações de estudantes de Medicina.

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de competências dos estudantes de Medicina no âmbito das tecnologias de informação e, em particular, na produção e uso de registos clínicos eletrónicos foi assinado o protocolo de colaboração pioneiro que visa permitir a disponibilização de um ambiente formativo e do perfil de estudante no SClínico Hospitalar.

Os documentos irão possibilitar o acesso por parte dos estudantes dos anos clínicos da FMUP aos registos clínicos do CHUSJ, apenas para fins estritamente relevantes para o decorrer do processo de aprendizagem, e a disponibilização do módulo de software SClínico em ambiente formação.


“Para nós, o SClínico é a ferramenta de interface com os clínicos no SNS”, sublinhou Henrique Martins, ainda antes da assinatura do protocolo e durante a apresentação sobre os softwares e projetos desenvolvidos pela SPMS, adiantando que “os estudantes de medicina de hoje vão ser médicos de inteligência artificial. Daqui a 10 anos, nenhum médico vai tomar uma decisão sem ter um algoritmo ao lado.”

Intitulado “Acesso Estudantes de Medicina da FMUP, dos anos clínicos, a informação de saúde, registos clínicos, na posse, guarda legal e institucional do CHUSJ”, o compromisso institucional permitirá uma maior proteção das informações de saúde dos doentes, regulando o acesso a registos clínicos por parte dos estudantes de Medicina da FMUP que frequentam os anos mais avançados do curso e que, por isso, são formados em ambiente hospitalar, contactando com pacientes, sem prejudicar a sua preparação médica que se quer abrangente e assente em casos clínicos reais.

Vai ser instituída de forma inovadora o conceito e os termos do “Segredo do Estudante de Medicina”, pelo qual se vinculam os estudantes ao dever de sigilo no acesso e reutilização da informação de saúde.

Henrique Martins, Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, o Diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, e o Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Fernando Araújo, formalizaram os compromissos que visam maior confidencialidade para os utentes, maior proteção para os estudantes de Medicina e para os profissionais que os treinam, e melhor formação para os futuros médicos.

“Se algo a que a SPMS nos habituou é a inovar”, afirmou Fernando Araújo no elogio feito ao avanço dos sistemas de informação da saúde ao encerrar a sessão.

Compromisso institucional entre SPMS, FMUP, CHSJ, Ordem dos Médicos e Associações de Estudantes de Medicina

SPMS assegura novos serviços de saúde transfronteiriços

20 Setembro, 2023

Portugal, representado pela SPMS, E.P.E., deu mais um passo importante na partilha de dados de saúde transfronteiriços, nos serviços digitais transfronteiriços “A Minha Saúde na Europa (MyHealth@EU)”, com mais dois Estados-Membros.  Desde o passado dia 25 de agosto, os residentes da Polónia podem dispensar medicamentos em 41 farmácias portuguesas aderentes e, por outro lado, os […]

OMS debate saúde digital com participação da SPMS

6 Setembro, 2023

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, participou no primeiro debate realizado no simpósio promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), esta quarta-feira. Dedicado ao futuro dos sistemas de saúde na era digital, o evento decorreu nos dias 5 e 6 de setembro, no Porto. Reunindo especialistas de vários países, o painel de discussão focou-se na […]

Voltar
Voltar para o topo.