Notícias

Compromisso institucional entre SPMS, FMUP, CHSJ, Ordem dos Médicos e Associações de Estudantes de Medicina

11 Outubro, 2019

Decorreu, hoje, na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) o evento “Saúde Digital: desafios para os Estudantes de Medicina”, que contou com a participação do Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins.

Durante a sessão, foram apresentados e assinados dois documentos pela FMUP, Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), SPMS, EPE, Ordem dos Médicos e por duas associações de estudantes de Medicina.

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de competências dos estudantes de Medicina no âmbito das tecnologias de informação e, em particular, na produção e uso de registos clínicos eletrónicos foi assinado o protocolo de colaboração pioneiro que visa permitir a disponibilização de um ambiente formativo e do perfil de estudante no SClínico Hospitalar.

Os documentos irão possibilitar o acesso por parte dos estudantes dos anos clínicos da FMUP aos registos clínicos do CHUSJ, apenas para fins estritamente relevantes para o decorrer do processo de aprendizagem, e a disponibilização do módulo de software SClínico em ambiente formação.


“Para nós, o SClínico é a ferramenta de interface com os clínicos no SNS”, sublinhou Henrique Martins, ainda antes da assinatura do protocolo e durante a apresentação sobre os softwares e projetos desenvolvidos pela SPMS, adiantando que “os estudantes de medicina de hoje vão ser médicos de inteligência artificial. Daqui a 10 anos, nenhum médico vai tomar uma decisão sem ter um algoritmo ao lado.”

Intitulado “Acesso Estudantes de Medicina da FMUP, dos anos clínicos, a informação de saúde, registos clínicos, na posse, guarda legal e institucional do CHUSJ”, o compromisso institucional permitirá uma maior proteção das informações de saúde dos doentes, regulando o acesso a registos clínicos por parte dos estudantes de Medicina da FMUP que frequentam os anos mais avançados do curso e que, por isso, são formados em ambiente hospitalar, contactando com pacientes, sem prejudicar a sua preparação médica que se quer abrangente e assente em casos clínicos reais.

Vai ser instituída de forma inovadora o conceito e os termos do “Segredo do Estudante de Medicina”, pelo qual se vinculam os estudantes ao dever de sigilo no acesso e reutilização da informação de saúde.

Henrique Martins, Miguel Guimarães, Bastonário da Ordem dos Médicos, o Diretor da FMUP, Altamiro da Costa Pereira, e o Presidente do Conselho de Administração do CHUSJ, Fernando Araújo, formalizaram os compromissos que visam maior confidencialidade para os utentes, maior proteção para os estudantes de Medicina e para os profissionais que os treinam, e melhor formação para os futuros médicos.

“Se algo a que a SPMS nos habituou é a inovar”, afirmou Fernando Araújo no elogio feito ao avanço dos sistemas de informação da saúde ao encerrar a sessão.

Compromisso institucional entre SPMS, FMUP, CHSJ, Ordem dos Médicos e Associações de Estudantes de Medicina

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.