Notícias

Apresentação pública do S3, novo Sistema de Cuidados de Saúde Hospitalares

24 Outubro, 2019

A SPMS, EPE apresentou nesta quinta-feira, dia 24 de outubro, o novo Sistema de Cuidados Hospitalares, denominado S3, no Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV), a primeira instituição de saúde do país onde o S3 já foi instalado.

Margarida França, Presidente do Conselho de Administração do CHBV, deu as boas-vindas aos presentes, sobretudo dirigentes e diretores de sistemas de informação de várias instituições hospitalares de norte a sul do país, enchendo o auditório do CHBV, em Aveiro, para conhecer o S3.

“A minha primeira palavra é de agradecimento para todos os técnicos e profissionais envolvidos neste processo”, realçou Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, destacando que a “tecnologia utilizada no S3 é uma tecnologia de ponta”. Henrique Martins salientou, ainda, a importância de os hospitais continuarem a investir nos sistemas de informação.

Bruno Trigo, Coordenador dos Sistemas de Cuidados Hospitalares da SPMS, liderou a equipa que apresentou e demonstrou, em tempo real, como funciona o S3. A componente Visão 360, o Agendamento transversal, Gestão documental, Comunicação multicanal com o cidadão e com os diferentes parceiros envolvidos nos processos administrativos e clínicos constituem algumas das vantagens do S3 .

O S3 é a evolução tecnológica do atual sistema SONHO e baseia-se numa arquitetura tecnológica open source de última geração, sendo constituída por fortes componentes de interoperabilidade com outros sistemas.

Recorrendo a metodologias de design thinking tem envolvido, simultaneamente, especialistas de Tecnologias de Informação e utilizadores finais da ferramenta nos hospitais, de forma a garantir e dar a melhor resposta às necessidades dos profissionais.

“Tem que ser possível pôr o S3 em todos os hospitais”, sublinhou Henrique Martins, concluindo que “queremos que esta solução não aumente muito os custos dos hospitais. A nossa principal preocupação foi a escalabilidade e a sustentabilidade”.

Temas

|

Apresentação do s33

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
mattis dictum elementum ultricies tristique quis, vulputate, ipsum
Voltar para o topo.