Notícias

SPMS participa na iniciativa Tribunal de Portas Abertas

30 Setembro, 2019

No âmbito das comemorações dos 630 anos do Regimento da Casa dos Contos, a SPMS, representada por um grupo de colaboradores das Direções de Compras e Comunicação, fez uma visita guiada ao Tribunal de Contas no dia 27 de setembro.

No ano em que se celebram os 170 anos da criação do Tribunal de Contas, esta visita foi inserida nas Jornadas Europeias do Património, que este ano estiveram subordinadas ao tema Artes Património Lazer. A SPMS percorreu o arquivo histórico com documentação que ocupa um espaço de 2 km, ajudando a explicar mais de seis séculos de história na fiscalização das contas públicas.

O Vice-presidente da instituição, Juiz conselheiro Ernesto Cunha, deu as boas vindas aos visitantes dando a conhecer o valioso espólio que conta atualmente com mais de 13 mil entidades sujeitas ao controlo do Tribunal, das quais 7 mil prestam contas.

O Tribunal de Contas remonta ao século XIII, quando D. Dinis lançou os pilares do primeiro órgão de fiscalização das receitas e despesas do Estado Português designada como a Casa dos Contos. Em 1849 o Duque d´Avila e Bolama criou finalmente a instituição que temos hoje.

Com sede em Lisboa e duas secções regionais nos Açores e na Madeira, o Tribunal de Contas integra 494 efetivos, um presidente e 18 juízes Conselheiros. No próximo dia 24 de outubro, a entidade estará novamente aberta ao público, mediante inscrição prévia, pela última vez em 2019.

Temas

visita ao Tribunal de Contas

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
Sed odio nunc massa ut libero felis libero.
Voltar para o topo.