Notícias

SPMS forma parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia para adoção de selo de qualidade

24 Setembro, 2019

O selo de qualidade que identifica a segurança e funcionalidade das Apps de saúde, desenvolvido pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA), o AppSaludable, vai ser utilizado em Portugal pela SPMS, resultando de uma pareceria entre as duas entidades.

O AppSaludable é um selo de qualidade desenvolvido em Espanha pela ACSA, que distingue aplicações móveis na saúde. O selo promove a literacia em saúde e o empoderamento dos cidadãos, definindo os critérios para práticas de segurança no desenvolvimento de aplicações informáticas, vulgo apps, de saúde.

A privacidade, segurança e a validade científica são alguns dos critérios que devem ser tidos em conta nas apps sendo imperativo que tanto cidadãos como profissionais de saúde consigam identificar apps seguras e credíveis para usar.  Neste sentido, o AppSaludable vai ser adotado em Portugal pela SPMS que irá implementar este modelo de certificação, adotando a metodologia, estratégia e as estruturas de trabalho do modelo espanhol, levando a um reconhecimento transfronteiriço comum entre os dois países.

As apps que obtiverem a validação completa, correspondendo aos critérios de avaliação, terão o selo de qualidade AppSaludable, fazendo parte de um catálogo de apps com qualidade e segurança distintas e disponibilizadas publicamente.  Até agora, 31 apps, de países tão diferentes como Espanha, Chile e Suiça já receberam o selo e 164 estão em processo de avaliação.

App Saludable

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
diam ipsum Praesent et, elementum consequat. nunc lectus felis ipsum
Voltar para o topo.