Notícias

SPMS forma parceria com a Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia para adoção de selo de qualidade

24 Setembro, 2019

O selo de qualidade que identifica a segurança e funcionalidade das Apps de saúde, desenvolvido pela Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucia (ACSA), o AppSaludable, vai ser utilizado em Portugal pela SPMS, resultando de uma pareceria entre as duas entidades.

O AppSaludable é um selo de qualidade desenvolvido em Espanha pela ACSA, que distingue aplicações móveis na saúde. O selo promove a literacia em saúde e o empoderamento dos cidadãos, definindo os critérios para práticas de segurança no desenvolvimento de aplicações informáticas, vulgo apps, de saúde.

A privacidade, segurança e a validade científica são alguns dos critérios que devem ser tidos em conta nas apps sendo imperativo que tanto cidadãos como profissionais de saúde consigam identificar apps seguras e credíveis para usar.  Neste sentido, o AppSaludable vai ser adotado em Portugal pela SPMS que irá implementar este modelo de certificação, adotando a metodologia, estratégia e as estruturas de trabalho do modelo espanhol, levando a um reconhecimento transfronteiriço comum entre os dois países.

As apps que obtiverem a validação completa, correspondendo aos critérios de avaliação, terão o selo de qualidade AppSaludable, fazendo parte de um catálogo de apps com qualidade e segurança distintas e disponibilizadas publicamente.  Até agora, 31 apps, de países tão diferentes como Espanha, Chile e Suiça já receberam o selo e 164 estão em processo de avaliação.

App Saludable

DE-SNS destaca papel da SPMS na reforma das ULS

28 Fevereiro, 2024

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, destacou o papel da SPMS na reforma das Unidades Locais de Saúde (ULS), durante a cerimónia de apresentação do projeto “Implementação, Desenvolvimento e Monitorização das ULS”, que contou com a presença de Nuno Costa, vogal executivo da SPMS. No auditório do Infarmed – Autoridade Nacional […]

Voltar
Voltar para o topo.