SPMS assina protocolo com a DGRSP e as Entidades Hospitalares do SNS

24 Setembro, 2019

A SPMS celebrou ontem, 23 de setembro, em Lisboa, o protocolo entre a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e várias entidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para dotar os estabelecimentos prisionais de acesso aos sistemas informáticos do SNS.

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins, afirmou na sessão de abertura que o objetivo principal deste protocolo é desenvolver novas “soluções de aproximação”, no sentido de disponibilizar os sistemas SONHO e SClínico aos estabelecimentos prisionais.

O protocolo pretende regular a colaboração e articulação entres a várias entidades, para disponibilizar o acesso e partilha de informação desde o momento de admissão do recluso no sistema prisional até à sua saída, possibilitando uma prestação de cuidados de saúde à população reclusa de forma mais eficaz e rigorosa, reduzindo assim o risco de contração de doenças.

Na assinatura do Protocolo estiveram ainda presentes Mafalda Vieira de Castro, do Centro de Competências para a Gestão dos Cuidados de Saúde, que falou sobre a necessidade de evolução; e Rómulo Mateus, Diretor-Geral da Reinserção e Serviços Prisionais, que referiu a diminuição da pegada ecológica, alcançada com a redução das deslocações.

A assinatura do protocolo é a primeira das diversas fases de implementação deste processo, seguindo-se a reunião de Kick Off, a reunião de planeamento, parametrização dos Sistemas de Informação, o teste técnico, e o teste real.

assinatura do protocolo entre SPMS e DGRSP

Um ano de implementação do SONHO v2/SClínico no CHUC

24 Novembro, 2020

No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.

banner_chuc

SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins - Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

Um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no IPOC

24 Setembro, 2020

Assinala-se, hoje, um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC). O SONHO/SClínico permitiu a consolidação da informação clínica e administrativa numa estrutura segura e organizada, com acesso imediato dentro e fora do IPO de Coimbra.