Notícias

3 Setembro, 2019

Foi publicado ontem, dia 02 de setembro, o Relatório Anual de Acesso a Cuidados de Saúde nos Estabelecimentos do SNS e Entidades Convencionadas 2018, divulgando dados que demonstram que o desempenho do SNS continua a evoluir de forma positiva.

Dividido em três partes distintas, este Relatório tem um capítulo dedicado ao SNS Digital, no qual são apresentados os sistemas de informação que registaram melhorias em 2018, potencializando ganhos de eficácia e eficiência, maior equidade no acesso a cuidados e maior transparência da informação para profissionais, instituições e cidadãos em geral.

Sistemas como o SClínico Hospitalar, Visão Clínica Integrada, Sistema de Informação para a Morbilidade Hospitalar (SIMH), Sistema de Gestão de Entidades de Saúde (SGES), SClínico Cuidados de Saúde Primários, UNO (Sistema de Informação único para os cuidados de saúde primários), SISO- Sistema de Informação para a Saúde Oral, Sistema de Gestão de Transporte de Doentes (SGTD), RENTEV, Bilhete de identidade dos cuidados de saúde primários (BICSP), bem como o Registo de Saúde Eletrónico, Área do Cidadão do Portal SNS, Área do Profissional, as aplicações móveis MySNS, a Receita Sem Papel, os Exames Sem Papel, a ENESIS 2020, entre outros, fazem parte deste Relatório.

No início da segunda parte, dedicada à análise do desempenho de áreas específicas do Acesso a Cuidados de Saúde em 2018, surge o SNS 24, que está sob a coordenação da SPMS, EPE desde julho de 2017. Regendo-se pelos princípios e valores diretamente relacionados com a prestação de cuidados, o SNS 24 foca-se no utente, privilegiando a atenção e relação personalizada e tem implementado um conjunto de procedimentos, com vista ao acesso universal aos serviços que disponibiliza e à equidade no atendimento aos cidadãos.

Esta publicação do Ministério da Saúde permite uma avaliação do desempenho das entidades do Serviço Nacional de Saúde e setor convencionado em matéria de acesso a cuidados de saúde, de acordo com a Lei n.º 15/2014, de 21 de março, alterada pelo Decreto-Lei n.º 44/2017, de 20 de abril.

Consulte o Relatório Anual de Acesso a Cuidados de Saúde nos Estabelecimentos do SNS e Entidades Convencionadas 2018

Infografia Serviço de Saúde

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
co-financiamento
consequat. ut Aenean ultricies Sed lectus vel, felis et, amet, neque. sit