Notícias

Relatório Anual de Acesso a Cuidados de Saúde nos Estabelecimentos do SNS e Entidades Convencionadas 2018

3 Setembro, 2019

Foi publicado ontem, dia 02 de setembro, o Relatório Anual de Acesso a Cuidados de Saúde nos Estabelecimentos do SNS e Entidades Convencionadas 2018, divulgando dados que demonstram que o desempenho do SNS continua a evoluir de forma positiva.

Dividido em três partes distintas, este Relatório tem um capítulo dedicado ao SNS Digital, no qual são apresentados os sistemas de informação que registaram melhorias em 2018, potencializando ganhos de eficácia e eficiência, maior equidade no acesso a cuidados e maior transparência da informação para profissionais, instituições e cidadãos em geral.

Sistemas como o SClínico Hospitalar, Visão Clínica Integrada, Sistema de Informação para a Morbilidade Hospitalar (SIMH), Sistema de Gestão de Entidades de Saúde (SGES), SClínico Cuidados de Saúde Primários, UNO (Sistema de Informação único para os cuidados de saúde primários), SISO- Sistema de Informação para a Saúde Oral, Sistema de Gestão de Transporte de Doentes (SGTD), RENTEV, Bilhete de identidade dos cuidados de saúde primários (BICSP), bem como o Registo de Saúde Eletrónico, Área do Cidadão do Portal SNS, Área do Profissional, as aplicações móveis MySNS, a Receita Sem Papel, os Exames Sem Papel, a ENESIS 2020, entre outros, fazem parte deste Relatório.

No início da segunda parte, dedicada à análise do desempenho de áreas específicas do Acesso a Cuidados de Saúde em 2018, surge o SNS 24, que está sob a coordenação da SPMS, EPE desde julho de 2017. Regendo-se pelos princípios e valores diretamente relacionados com a prestação de cuidados, o SNS 24 foca-se no utente, privilegiando a atenção e relação personalizada e tem implementado um conjunto de procedimentos, com vista ao acesso universal aos serviços que disponibiliza e à equidade no atendimento aos cidadãos.

Esta publicação do Ministério da Saúde permite uma avaliação do desempenho das entidades do Serviço Nacional de Saúde e setor convencionado em matéria de acesso a cuidados de saúde, de acordo com a Lei n.º 15/2014, de 21 de março, alterada pelo Decreto-Lei n.º 44/2017, de 20 de abril.

Consulte o Relatório Anual de Acesso a Cuidados de Saúde nos Estabelecimentos do SNS e Entidades Convencionadas 2018 

Temas

Infografia Serviço de Saúde

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Voltar
co-financiamento
Aenean facilisis leo accumsan quis, consectetur mattis ipsum elit. libero mi,
Voltar para o topo.