Norma Técnica – Integração de Notas de Alta estruturadas no Registo de Saúde Eletrónico

4 Setembro, 2019

Os sistemas de registo clínico tendem a ser, cada vez mais, interoperáveis e estruturados do ponto de vista da informação.

No contexto de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) ligado entre si e com o cidadão, através do Registo de Saúde Eletrónico, Área do Profissional e Área do Cidadão, a partilha de informação estruturada entre profissionais, a transparência e a partilha de informação clínica com o cidadão surgem como necessidades que requerem resposta.

Nesse âmbito, as notas de alta do internamento, regulamentadas pelo Despacho N.º 2784/2013, e implementadas na totalidade do SNS, constituem um importante instrumento de apoio à continuidade dos cuidados de saúde ao utente, nomeadamente na fronteira entre os âmbitos hospitalar e dos cuidados de saúde primários.

Deste modo, importa facilitar o acesso a este importante instrumento de partilha de informação de registo clínico, e não apenas referente ao módulo de internamento, mas extensível a todos os âmbitos de acompanhamento hospitalar do utente: consulta externa; hospital de dia; bloco operatório e urgências.

Esta norma, do ponto de vista funcional e técnico, especifica como deverá ser disponibilizada a informação sobre o registo clínico das notas de alta estruturadas, definindo, em termos de interoperabilidade, como serão os processos da partilha destes dados entre todos os produtos.

Consulte a  Norma técnica para disponibilização de notas de alta estruturadas no RSE

médico com um portátil

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

SPMS dá primeiro passo rumo ao Registo de Saúde Eletrónico único

28 Fevereiro, 2023

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) encontra-se a trabalhar na construção de soluções para a criação de um Registo de Saúde Eletrónico Único. Para tal põe agora em consulta pública um conjunto de Especificações Técnicas de Interoperabilidade, que visam a harmonização e padronização da forma como os sistemas de informação da saúde trocam informação entre si.

Consulta Pública - Especificações Técnicas de Interoperabilidade para os Sistemas de Informação da Saúde_Noticia SPMS_prolongamento