Notícias

Norma Técnica – Integração de Notas de Alta estruturadas no Registo de Saúde Eletrónico

4 Setembro, 2019

Os sistemas de registo clínico tendem a ser, cada vez mais, interoperáveis e estruturados do ponto de vista da informação.

No contexto de um Serviço Nacional de Saúde (SNS) ligado entre si e com o cidadão, através do Registo de Saúde Eletrónico, Área do Profissional e Área do Cidadão, a partilha de informação estruturada entre profissionais, a transparência e a partilha de informação clínica com o cidadão surgem como necessidades que requerem resposta.

Nesse âmbito, as notas de alta do internamento, regulamentadas pelo Despacho N.º 2784/2013, e implementadas na totalidade do SNS, constituem um importante instrumento de apoio à continuidade dos cuidados de saúde ao utente, nomeadamente na fronteira entre os âmbitos hospitalar e dos cuidados de saúde primários.

Deste modo, importa facilitar o acesso a este importante instrumento de partilha de informação de registo clínico, e não apenas referente ao módulo de internamento, mas extensível a todos os âmbitos de acompanhamento hospitalar do utente: consulta externa; hospital de dia; bloco operatório e urgências.

Esta norma, do ponto de vista funcional e técnico, especifica como deverá ser disponibilizada a informação sobre o registo clínico das notas de alta estruturadas, definindo, em termos de interoperabilidade, como serão os processos da partilha destes dados entre todos os produtos.

Consulte a  Norma técnica para disponibilização de notas de alta estruturadas no RSE

médico com um portátil

SPMS contribui para certificação HIMSS da ULS Alto Minho

27 Abril, 2024

Os desenvolvimentos implementados pela SPMS nos sistemas de informação contribuíram para a certificação HIMSS da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), um reconhecimento do alto nível de digitalização e integração dos sistemas desta organização. Os modelos em utilização são o CCMM - Continuity of Care Maturity e o EMRAM - Electronic Medical Record Adoption Model.

Centro Hospitalar do Oeste instala SONHO V2

6 Julho, 2023

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) realizou a migração do SONHO V1 para SONHO V2, sistema de suporte ao serviço administrativo, clínico e integrações. Foi um processo bem-sucedido de evolução tecnológica, que ficou concluído no dia 1 de julho.

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

6 Julho, 2023

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

Voltar
Voltar para o topo.