Notícias

Comitiva angolana visita SPMS para conhecer métodos preventivos na Contratação Pública

19 Setembro, 2019

No âmbito do trabalho realizado pela SPMS na prevenção da corrupção na contratação pública na saúde, a Comitiva da Inspeção-Geral da Administração do Estado de Angola visitou a SPMS, em Lisboa, para conhecer os métodos utilizados no controlo e monitorização das atividades da empresa.

A visita decorreu ontem, dia 18 de setembro, e centrou-se na apresentação de soluções, métodos e mecanismos de controlo e monitorização, utilizados pela SPMS, que previnem o risco e a corrupção, especialmente na área da contratação pública na saúde.

As boas-vindas ficaram sob a alçada do Presidente do Conselho de Administração da SPMS que se mostrou honrado com a visita da comitiva angolana. Henrique Martins afirmou que a SPMS é a maior agência da Europa em Sistemas de Informação e Compras na Saúde, “quer em número de compras feitas, quer em número de Sistemas de Informação operados”, acrescentando que esse fator aumenta o risco e a necessidade de controlo.

Relativamente ao risco e à corrupção, o dirigente da SPMS reforçou “a vontade de fazer bem feito”, “mas na prática podemo-nos enganar, ou podem-nos enganar”, e para isso é necessário aprender a desafiar modelos.

Representantes de diversas áreas da SPMS apresentaram os vários mecanismos de controlo e monitorização utilizados para garantir a transparência das atividades de gestão e compras, assim como na segurança dos sistemas.

Segundo o Inspetor-Geral da Administração do Estado de Angola, Sebastião Domingos Gunza, a comitiva realizou esta visita com espírito de aprendizagem, afirmando que pretende “aconselhar a Ministra da Justiça a cooperar com esta instituição (SPMS), que desse ponto de vista tem o controlo das despesas que se fazem aqui, de tal maneira que não há desvios, e se os há, devem ser o mínimo possível”.

No final das apresentações, Sebastião Domingos Gunza classificou os métodos de monitorização e controlo da SPMS como “um modelo completo e dinâmico”. A comitiva segue para a Suécia na procura de conhecimento de outras realidades, para transformar em modelos e em legislação para “um país que se chama Angola”. A SPMS, mais uma vez, partilhou a sua experiência.

Temas

Comitiva angolana na SPMS

“Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS”

29 Novembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, participou na sessão de abertura do Colóquio organizado pela ANDAR – Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide. “Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS e agradeço à ANDAR por nunca nos deixar esquecer isso”, destacou o dirigente da SPMS durante a sua […]

“Exames Sem Papel” vence “Prémio Transformação Digital 2022”

28 Novembro, 2022

O Prémio Transformação Digital 2022 foi atribuído ao projeto “Exames Sem Papel”, na categoria “Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital”, na 2ª edição desta iniciativa promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A app SNS 24 foi reconhecida com uma menção honrosa na categoria “Proximidade com o […]

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) "tem de ser muito bem utilizado" para permitir o "salto tecnológico" do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.