Notícias

Comitiva angolana visita SPMS para conhecer métodos preventivos na Contratação Pública

19 Setembro, 2019

No âmbito do trabalho realizado pela SPMS na prevenção da corrupção na contratação pública na saúde, a Comitiva da Inspeção-Geral da Administração do Estado de Angola visitou a SPMS, em Lisboa, para conhecer os métodos utilizados no controlo e monitorização das atividades da empresa.

A visita decorreu ontem, dia 18 de setembro, e centrou-se na apresentação de soluções, métodos e mecanismos de controlo e monitorização, utilizados pela SPMS, que previnem o risco e a corrupção, especialmente na área da contratação pública na saúde.

As boas-vindas ficaram sob a alçada do Presidente do Conselho de Administração da SPMS que se mostrou honrado com a visita da comitiva angolana. Henrique Martins afirmou que a SPMS é a maior agência da Europa em Sistemas de Informação e Compras na Saúde, “quer em número de compras feitas, quer em número de Sistemas de Informação operados”, acrescentando que esse fator aumenta o risco e a necessidade de controlo.

Relativamente ao risco e à corrupção, o dirigente da SPMS reforçou “a vontade de fazer bem feito”, “mas na prática podemo-nos enganar, ou podem-nos enganar”, e para isso é necessário aprender a desafiar modelos.

Representantes de diversas áreas da SPMS apresentaram os vários mecanismos de controlo e monitorização utilizados para garantir a transparência das atividades de gestão e compras, assim como na segurança dos sistemas.

Segundo o Inspetor-Geral da Administração do Estado de Angola, Sebastião Domingos Gunza, a comitiva realizou esta visita com espírito de aprendizagem, afirmando que pretende “aconselhar a Ministra da Justiça a cooperar com esta instituição (SPMS), que desse ponto de vista tem o controlo das despesas que se fazem aqui, de tal maneira que não há desvios, e se os há, devem ser o mínimo possível”.

No final das apresentações, Sebastião Domingos Gunza classificou os métodos de monitorização e controlo da SPMS como “um modelo completo e dinâmico”. A comitiva segue para a Suécia na procura de conhecimento de outras realidades, para transformar em modelos e em legislação para “um país que se chama Angola”. A SPMS, mais uma vez, partilhou a sua experiência.

Temas

Comitiva angolana na SPMS

União Europeia apresenta plano de combate a ciberataques na área da saúde

16 Janeiro, 2025

A Comissão Europeia apresentou um plano de ação da União Europeia (UE), ontem, dia 15 de janeiro, que visa reforçar a cibersegurança dos hospitais e dos prestadores de cuidados de saúde. O plano de ação propõe, nomeadamente, que a ENISA, a agência da UE para a cibersegurança, crie um centro pan-europeu de apoio à cibersegurança para hospitais e […]

Para refletir - 5 razões para notificar incidentes de cibersegurança

SPMS participa na ação europeia EUVAC para implementação do Cartão Europeu de Vacinação Digital

15 Janeiro, 2025

A SPMS reforça o seu compromisso com a melhor utilização da tecnologia para proteger a saúde pública ao integrar a ação europeia EUVAC (European Digital VAccination Card), que visa desenvolver um piloto para implementação, integração e operacionalização de um Cartão Europeu de Vacinação Digital, tirando partido dos serviços A Minha Saúde @ UE. Cofinanciada pelo […]

Mais de 9 mil pessoas registaram o testamento vital em 2024

14 Janeiro, 2025

O testamento vital é um documento registado eletronicamente, no qual é possível manifestar o tipo de tratamento e os cuidados de saúde que o cidadão pretende ou não receber, quando estiver incapaz de expressar a sua vontade. Mais de 9 mil pessoas registaram o seu testamento vital em 2024. À data de 13 de janeiro […]

Voltar
Voltar para o topo.