Notícias

Cibersegurança debatida na SPMS com Comités de Risco e Segurança

18 Setembro, 2019

No âmbito da cibersegurança, a SPMS promoveu duas sessões com os Comités de Risco e Segurança de diversas entidades do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e do Ministério da Saúde (MS). As sessões decorreram a 16 de setembro nas instalações da SPMS, em Lisboa.

Os Comités de Risco e Segurança surgiram como medida de reforço de segurança do ecossistema de informação da saúde, tendo sido nomeados por todas as entidades, no início de 2019, como primeiro passo para a implementação de um plano corporativo de gestão de riscos e segurança.

cibersegurança-sessão

No sentido de encorajar as entidades que ainda estão a dar os primeiros passos, desenvolveu-se a necessidade de promover a partilha entre os Comités, divulgando as iniciativas que cada instituição fez nestas matérias. Os três pilares da segurança: disponibilidade, confidencialidade e integridade requerem uma maior análise e debate entre os diferentes stakeholders internos de cada organização, especialmente em matérias e temas transversais aos diferentes departamentos e unidades.

O evento contou com cerca de 60 participantes, e oradores de diversas entidades. As sessões tiveram como objetivo prioritário fomentar a reflexão e subsequente ação na definição e acompanhamento das medidas de segurança em cada entidade de saúde.

Estiveram presentes como oradores: Paulo Basílio, da Administração Regional de Saúde do Alentejo; Luís Salavisa, do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte; Rui Paiva do Hospital de Cascais; Francisco Picado, Centro Hospitalar do Baixo Vouga; Maria João Campos do Centro Hospitalar de São João e Renato Magalhães do Instituto Português de Oncologia do Porto.

Na abertura, o Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins, salientou o 1st CyberSecurity Workshop for National Agencies of CyberSecurity in Health , que irá decorrer em outubro, o mês da cibersegurança.

cibersegurança-sessão

Nas sessões, partilharam-se experiências e exemplos concretos de falhas de cibersegurança, concluindo-se que um dos principais problemas não é a tecnologia, mas sim a utilização incorreta por parte dos indivíduos, nomeadamente de contas de e-mail pessoal que podem causar danos nos sistemas do SNS. Por outro lado, abordou-se a necessidade de reforçar a comunicação das tentativas de ataque e intrusão detetadas, pois “essa comunicação é imprescindível” para o desenvolvimento de medidas de segurança.

A equipa de cibersegurança da SPMS destacou, como aspeto positivo, a consolidação da rede existente entre os Elementos de Coordenação Operacional (ECO) e os Responsáveis de Notificação Obrigatória (RNO). Enquanto responsável por garantir a segurança da informação no SNS, a SPMS irá continuar a contribuir para melhorar a capacidade de reposta a potenciais ciber-riscos e, assim, fomentar a proteção dos sistemas de segurança, dos dados e a integridade das instituições de Saúde.

cibersegurança-sessão

sessão de cibersegurança

SPMS intervém na conferência “Desafios da Cibersegurança”

8 Março, 2024

A preparação dos sistemas digitais públicos e privados é um desafio de longa duração e um trabalho em permanente atualização, que deve começar por “capacitar as pessoas para mudar comportamentos”, defendeu Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança da SPMS, na conferência “Desafios da Cibersegurança”, que decorreu em Lisboa, ontem, dia 6 de março. Para […]

SPMS dinamiza atividades no “Mês Europeu da Cibersegurança”

30 Outubro, 2023

O Mês Europeu da Cibersegurança (European CyberSecurity Month – ECSM) é comemorado em outubro, com diversos eventos e atividades nos vários países europeus.   Sob o tema “Cibersecurity is a shared responsability”, visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço e sensibilizar cidadãos, empresas e organizações públicas para comportamentos a adotar no âmbito da […]

Notícias NEWSLETTER 01_Site SPMS_Em foco
Voltar
Voltar para o topo.