Assinatura de Protocolo de Colaboração entre Ordem dos Farmacêuticos e SPMS

27 Setembro, 2019

A SPMS, EPE e a Ordem dos Farmacêuticos assinaram ontem, no Dia Nacional do Farmacêutico, um protocolo de colaboração que permite o acesso dos farmacêuticos hospitalares ao registo clínico eletrónico dos utentes.

A assinatura do protocolo decorreu no Palácio Cadaval, em Évora, no âmbito da sessão de comemorações do Dia do Farmacêutico, sendo formalizada pelo Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins, e pela Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins.

O acesso aos sistemas de informação clínicos, por parte de farmacêuticos, insere-se na sua atividade assistencial, em contexto multidisciplinar, visando a otimização da utilização das tecnologias de saúde, onde se incluem, entre outras, a estratégia de mitigação de possíveis erros de prescrição, através da verificação de interações medicamentosas, posologias e frequências, a determinação de parâmetros farmacocinéticos e o estabelecimento de esquemas posológicos individualizados.

Neste contexto, o protocolo tem por objeto o desenvolvimento de ações conjuntas, nomeadamente na utilização do SClínico Hospitalar e outros sistemas de informação complementares, por farmacêuticos hospitalares. Desenvolvido pela SPMS, o sistema SClínico Hospitalar pretende uniformizar a informação clínica recolhida nas várias instituições de saúde, de forma a que a informação de cada utente esteja sistematizada.

O protocolo abrange, também, a formação e desenvolvimento de competências digitais, garantindo o conhecimento mútuo do valor que acrescentam à atividade assistencial, a identificação e registo de profissionais para acesso aos sistemas de informação, disponibilizados pela SPMS, e a colaboração na definição de requisitos de novas funcionalidades no âmbito dos sistemas clínicos.

Como entidade responsável pelos sistemas de informação do SNS, com competências ao nível de formação, através da Academia, a SPMS contribui para o desenvolvimento e capacitação dos profissionais de saúde, quer em competências digitais, quer ao nível da cibersegurança e segurança da informação, essenciais para garantir melhorias sustentáveis e significativas na segurança dos cuidados de saúde e na redução do risco de danos desnecessários associados aos mesmos.

O estabelecimento de uma parceria interinstitucional permite, assim, aproveitar as sinergias resultantes das competências científicas, capacidades tecnológicas e as potencialidades humanas e logísticas das duas entidades.

Assinatura Protocolo e SPMS

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) "tem de ser muito bem utilizado" para permitir o "salto tecnológico" do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto.

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

"Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida.

eHealth Sessions 2 | Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde.