Notícias

SPMS realiza simulacro com ULSAM

19 Agosto, 2019

A SPMS simulou, no passado dia 9 de agosto, na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), a falência dos serviços centrais do Registo Nacional de Utentes (RNU), com impacto na prescrição de Exames Sem Papel (ESP) e na Prescrição Médica Eletrónica (PEM).

O simulacro, liderado pela equipa da SPMS em articulação com a equipa de Sistemas de Informação da ULSAM, teve como objetivo melhorar os processos de comunicação e os procedimentos a adotar pelas equipas técnicas de ambas as instituições, permitindo testar a sua capacidade de resposta em situação de crise.

Várias iniciativas internas na área da Contingência e Continuidade de Negócio têm sido desenvolvidas, com o objetivo de aumentar a resiliência da organização na resposta concertada a incidentes ou falhas, de modo a reduzir o impacto dos mesmos na atividade diária dos profissionais de saúde que utilizam os Sistemas de Informação do Ministério da Saúde. No relacionamento da SPMS com as entidades do eSIS, têm vindo a ser realizados simulacros em articulação com as equipas de Sistemas de Informação destas entidades, fomentando uma comunicação mais próxima e alinhando o trabalho já desenvolvido na SPMS com os planos das instituições.

Sabendo de antemão a importância deste tipo de exercícios conjuntos para o SNS, a SPMS assume o compromisso de continuar a investir neste tipo de simulacros, com o intuito de preparar os profissionais diretamente envolvidos neste tipo de situação para uma resposta mais célere e eficaz, contribuindo para a garantia da continuidade do negócio e, em última instância, para a melhoria da qualidade do serviço prestado.

A SPMS agradece toda a colaboração e disponibilidade demonstradas pela equipa de Sistemas de Informação da ULSAM na operacionalização deste simulacro e a compreensão de todos os profissionais de saúde impactados durante a execução do exercício.

Servidores com cabos

SPMS desafia especialistas em dados de saúde

22 Maio, 2024

No âmbito da implementação nacional do Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), a SPMS participa na ação europeia QUANTUM. Para a concretização deste objetivo, procura especialistas em qualidade e utilização de dados de saúde. Na ação europeia QUANTUM: “Quality, Utility and Maturity Measured; Developing a Data Quality and Utility Label for HealthData@EU”, a SPMS […]

Desmaterialização promove acesso da população reclusa à saúde

22 Maio, 2024

O Salão Nobre do Estabelecimento Prisional (EP) de Monsanto acolheu, esta terça-feira, 21 de maio, a apresentação do projeto de desmaterialização e integração dos sistemas de informação da saúde nos serviços prisionais e de reinserção social. Desenvolvido em estreita parceria pela Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) e pela Serviços Partilhados do Ministério da […]

Suite Hospitalar implementada na ULS do Alto Alentejo

21 Maio, 2024

A Suite Hospitalar – SONHO v2/SClínico e LIGHT (plataforma de interoperabilidade) foi implementada na Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo, entre os dias 10 e 12 de maio. Processo de grande complexidade, a migração do SONHO v1 para SONHO v2, sistema de suporte ao serviço administrativo e clínico, implicou uma articulação coordenada entre as […]

Voltar
Voltar para o topo.