Notícias

SPMS realiza simulacro com ULSAM

19 Agosto, 2019

A SPMS simulou, no passado dia 9 de agosto, na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), a falência dos serviços centrais do Registo Nacional de Utentes (RNU), com impacto na prescrição de Exames Sem Papel (ESP) e na Prescrição Médica Eletrónica (PEM).

O simulacro, liderado pela equipa da SPMS em articulação com a equipa de Sistemas de Informação da ULSAM, teve como objetivo melhorar os processos de comunicação e os procedimentos a adotar pelas equipas técnicas de ambas as instituições, permitindo testar a sua capacidade de resposta em situação de crise.

Várias iniciativas internas na área da Contingência e Continuidade de Negócio têm sido desenvolvidas, com o objetivo de aumentar a resiliência da organização na resposta concertada a incidentes ou falhas, de modo a reduzir o impacto dos mesmos na atividade diária dos profissionais de saúde que utilizam os Sistemas de Informação do Ministério da Saúde. No relacionamento da SPMS com as entidades do eSIS, têm vindo a ser realizados simulacros em articulação com as equipas de Sistemas de Informação destas entidades, fomentando uma comunicação mais próxima e alinhando o trabalho já desenvolvido na SPMS com os planos das instituições.

Sabendo de antemão a importância deste tipo de exercícios conjuntos para o SNS, a SPMS assume o compromisso de continuar a investir neste tipo de simulacros, com o intuito de preparar os profissionais diretamente envolvidos neste tipo de situação para uma resposta mais célere e eficaz, contribuindo para a garantia da continuidade do negócio e, em última instância, para a melhoria da qualidade do serviço prestado.

A SPMS agradece toda a colaboração e disponibilidade demonstradas pela equipa de Sistemas de Informação da ULSAM na operacionalização deste simulacro e a compreensão de todos os profissionais de saúde impactados durante a execução do exercício.

Servidores com cabos

Balcão e App SNS 24 recebem menção honrosa “Iscte Políticas Públicas” 

30 Novembro, 2022

A SPMS recebeu menção honrosa para os projetos App SNS 24 e Balcão SNS 24 na categoria “Administração Pública Central”. A cerimónia, que contou com o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, realizou-se ontem, dia 29 de novembro, no grande auditório do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.

“Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS”

29 Novembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, participou na sessão de abertura do Colóquio organizado pela ANDAR – Associação Nacional dos Doentes com Artrite Reumatóide. “Manter o doente no centro do sistema é uma preocupação da SPMS e agradeço à ANDAR por nunca nos deixar esquecer isso”, destacou o dirigente da SPMS durante a sua […]

“Exames Sem Papel” vence “Prémio Transformação Digital 2022”

28 Novembro, 2022

O Prémio Transformação Digital 2022 foi atribuído ao projeto “Exames Sem Papel”, na categoria “Promoção da Sociedade mais Inovadora e Digital”, na 2ª edição desta iniciativa promovida pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação. A app SNS 24 foi reconhecida com uma menção honrosa na categoria “Proximidade com o […]

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.