Notícias

SPMS realiza simulacro com ULSAM

19 Agosto, 2019

A SPMS simulou, no passado dia 9 de agosto, na Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM), a falência dos serviços centrais do Registo Nacional de Utentes (RNU), com impacto na prescrição de Exames Sem Papel (ESP) e na Prescrição Médica Eletrónica (PEM).

O simulacro, liderado pela equipa da SPMS em articulação com a equipa de Sistemas de Informação da ULSAM, teve como objetivo melhorar os processos de comunicação e os procedimentos a adotar pelas equipas técnicas de ambas as instituições, permitindo testar a sua capacidade de resposta em situação de crise.

Várias iniciativas internas na área da Contingência e Continuidade de Negócio têm sido desenvolvidas, com o objetivo de aumentar a resiliência da organização na resposta concertada a incidentes ou falhas, de modo a reduzir o impacto dos mesmos na atividade diária dos profissionais de saúde que utilizam os Sistemas de Informação do Ministério da Saúde. No relacionamento da SPMS com as entidades do eSIS, têm vindo a ser realizados simulacros em articulação com as equipas de Sistemas de Informação destas entidades, fomentando uma comunicação mais próxima e alinhando o trabalho já desenvolvido na SPMS com os planos das instituições.

Sabendo de antemão a importância deste tipo de exercícios conjuntos para o SNS, a SPMS assume o compromisso de continuar a investir neste tipo de simulacros, com o intuito de preparar os profissionais diretamente envolvidos neste tipo de situação para uma resposta mais célere e eficaz, contribuindo para a garantia da continuidade do negócio e, em última instância, para a melhoria da qualidade do serviço prestado.

A SPMS agradece toda a colaboração e disponibilidade demonstradas pela equipa de Sistemas de Informação da ULSAM na operacionalização deste simulacro e a compreensão de todos os profissionais de saúde impactados durante a execução do exercício.

Servidores com cabos

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SPMS presente no Council Meeting da European Union of Private Hospitals

24 Junho, 2022

Subordinado ao tema “Transformação Digital em Saúde”, a participação da SPMS teve como enfoque a digitalização dos cuidados de saúde para o cidadão, enquanto prioridade para a União Europeia e sublinhou que tal deve mobilizar tanto o setor público como o privado, uma vez que o cidadão movimenta-se entre estas duas realidades.

Council meeting_24_60_22
Voltar
co-financiamento
ut Aliquam adipiscing Aenean eleifend eget Donec in velit,
Voltar para o topo.