SPMS integra projeto europeu UNICOM

7 Agosto, 2019

No âmbito do programa Horizon 2020, a Comissão Europeia aprovou o projeto UNICOM – Up-Scaling the Global Univocal Identification of Medicines, no qual a SPMS participa. O início está marcado para janeiro de 2020.

A visão geral do UNICOM consiste numa Europa com processos de saúde integrados, em que um medicamento prescrito a um paciente, em determinado país, possa ser dispensado, independentemente do país europeu onde foi prescrito.

Neste projeto, os profissionais de saúde estão aptos a perceber os dados do paciente e respetivo diagnóstico e medicação, não obstante a origem dos mesmos, de forma a que o conjunto de dados clínicos sobre possíveis tratamentos permita identificar com precisão, inclusive grupos reduzidos de pacientes que apresentem reações adversas a determinados produtos, tornando a toma de medicamentos mais segura.

O projeto UNICOM pretende, assim, alavancar a implementação das ISO IDMP otimizadas (normas internacionais de identificação de medicamentos), garantindo uma identificação unívoca de medicamentos em toda a UE, independentemente, dos nomes dos medicamentos nos mercados nacionais e em todas as línguas da União Europeia.

Com uma duração prevista de quatro anos, o UNICOM é coordenado pela empresa alemã Empírica e envolve um consórcio composto por 42 entidades beneficiárias, entre as quais a SPMS.

comprimidos na mão

DE-SNS destaca papel da SPMS na reforma das ULS

28 Fevereiro, 2024

O diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde, Fernando Araújo, destacou o papel da SPMS na reforma das Unidades Locais de Saúde (ULS), durante a cerimónia de apresentação do projeto “Implementação, Desenvolvimento e Monitorização das ULS”, que contou com a presença de Nuno Costa, vogal executivo da SPMS. No auditório do Infarmed – Autoridade Nacional […]