Notícias

SPMS integra projeto europeu UNICOM

7 Agosto, 2019

No âmbito do programa Horizon 2020, a Comissão Europeia aprovou o projeto UNICOM – Up-Scaling the Global Univocal Identification of Medicines, no qual a SPMS participa. O início está marcado para janeiro de 2020.

A visão geral do UNICOM consiste numa Europa com processos de saúde integrados, em que um medicamento prescrito a um paciente, em determinado país, possa ser dispensado, independentemente do país europeu onde foi prescrito.

Neste projeto, os profissionais de saúde estão aptos a perceber os dados do paciente e respetivo diagnóstico e medicação, não obstante a origem dos mesmos, de forma a que o conjunto de dados clínicos sobre possíveis tratamentos permita identificar com precisão, inclusive grupos reduzidos de pacientes que apresentem reações adversas a determinados produtos, tornando a toma de medicamentos mais segura.

O projeto UNICOM pretende, assim, alavancar a implementação das ISO IDMP otimizadas (normas internacionais de identificação de medicamentos), garantindo uma identificação unívoca de medicamentos em toda a UE, independentemente, dos nomes dos medicamentos nos mercados nacionais e em todas as línguas da União Europeia.

Com uma duração prevista de quatro anos, o UNICOM é coordenado pela empresa alemã Empírica e envolve um consórcio composto por 42 entidades beneficiárias, entre as quais a SPMS.

comprimidos na mão

SPMS assegura novos serviços de saúde transfronteiriços

20 Setembro, 2023

Portugal, representado pela SPMS, E.P.E., deu mais um passo importante na partilha de dados de saúde transfronteiriços, nos serviços digitais transfronteiriços “A Minha Saúde na Europa (MyHealth@EU)”, com mais dois Estados-Membros.  Desde o passado dia 25 de agosto, os residentes da Polónia podem dispensar medicamentos em 41 farmácias portuguesas aderentes e, por outro lado, os […]

OMS debate saúde digital com participação da SPMS

6 Setembro, 2023

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, participou no primeiro debate realizado no simpósio promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), esta quarta-feira. Dedicado ao futuro dos sistemas de saúde na era digital, o evento decorreu nos dias 5 e 6 de setembro, no Porto. Reunindo especialistas de vários países, o painel de discussão focou-se na […]

Voltar
Voltar para o topo.