SONHO e SClínico Hospitalar em processo de atualização

1 Agosto, 2019

Ao longo do mês de julho decorreu a segunda atualização, feita em 2019, dos sistemas SONHO e SClínico Hospitalar em mais de 50 instituições hospitalares.

Esta atualização incluiu:

• SClínico H versão 2.4:
    • Módulo Psicologia
    • Módulo Serviço Social
    • Implementação da norma risco nutricional
    • Módulo de visualização de camas
    • Melhorias pedidos de colaboração
    • Melhorias no módulo de Triagem/Urgência
    • Melhorias ao módulo de Cirurgia de Ambulatório
    • Melhorias na Visão Clínica Integrada
  • SONHO:
    • Atualização automática de dados SONHO via RNU
    • Sequência postal do código postal
    • Alterações ao registo cirúrgico
    • Alterações ao campo “Nº de ordem do profissional”
    • Reformulação de tabela de isenções

Deste modo, foi dada continuidade à política implementada de atualizações regulares com entrega de valor para a prestação de cuidados de saúde.

Para apresentação do pacote de atualizações do SONHOv2 e SClínico H, a SPMS convidou elementos das equipas de sistemas de informação e profissionais de saúde membros das Comissões Locais de Informatização Clínica, de várias instituições hospitalares. Estas sessões decorreram nos dias 01, 03 e 08 de julho, em Lisboa, Porto e Coimbra, respetivamente, contando com a presença de cerca de 80 profissionais.

Acresce a isto a formação dada a assistentes sociais e psicólogos, totalizando um conjunto de nove sessões que reuniram quase 300 profissionais do SNS.

Com este processo dá-se um passo importante na direção da uniformização de processos, e na integração da informação clínica, de modo a aumentar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes e só foi possível com o trabalho conjunto e coordenado das equipas técnicas da SPMS, EPE e das várias instituições hospitalares, bem como dos vários stakeholders intervenientes no processo. Salienta-se o alargamento a novos perfis, nomeadamente Assistente social e Psicologia, mas também a resposta ao cumprimento de despachos da tutela.

atualização SONHO e SClinico Hospitalar

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

SPMS promove Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico

14 Setembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, e o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, participaram na sessão de abertura do Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico que decorreu nesta terça-feira, 13 de setembro, a partir das instalações da SPMS, em Lisboa.