Notícias

Colaboração da SPMS no projeto UNICOM – Identificação unívoca de fármacos na Europa

14 Agosto, 2019

A SPMS vai colaborar ativamente no projeto UNICOM – Up-Scaling the Global Univocal Identification of Medicines, aprovado pela Comissão Europeia. É a entidade líder do grupo de trabalho que visa a adoção de normas de identificação de medicamentos nos serviços de saúde eletrónicos e parceira dos grupos de trabalho responsáveis pelo desenvolvimento de softwares e extensões para a CEF eHDSI (Connecting Europe Facility, eHealth Digital Service Infrastructure) e serviços de saúde eletrónicos piloto nacionais/transfronteiriços para a eHDSI, respetivamente.

Cabe à SPMS a orquestração geral face à adoção das referidas normas, a nível nacional e transfronteiriço, com foco nas prescrições eletrónicas e resumos clínicos dos pacientes. Neste sentido, a implementação nacional de sistemas de prescrição eletrónica em farmácias de rua, no mesmo país, pode constituir um passo para a implementação além-fronteiras. Prescrições médicas, altas hospitalares, planos de medicamentos e de cuidados continuados, entre outros elementos úteis, contribuirão para o processo de identificação unívoca de medicamentos.

Assim, de uma forma sucinta, os objetivos principais do UNICOM asseguram:

– A mobilidade transfronteiriça de pacientes europeus, facilitando os serviços de receitas eletrónicas com base nas normas de identificação de medicamentos, o apoio a uma dispensação e troca de informações mais seguras, através da identificação unívoca de medicamentos / produtos farmacêuticos além-fronteiras.

– A implementação de normas de identificação de medicamentos standard nas bases de dados de medicamentos dos Estados-Membros (incluindo ligações à European Medicines Agency – Substance, Product, Organisation and Referential (SPOR) master data) para reforçar a segurança dos pacientes, facilitando a troca de informações sobre medicamentos de forma segura e consistente, bem como a identificação de medicamentos, disponíveis localmente, equivalentes aos prescritos numa receita estrangeira.

Este projeto arranca em janeiro de 2020 e conta com um consórcio de 42 entidades beneficiárias e 28 técnicos especialistas.

medicamentos em blisters

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SPMS presente no Council Meeting da European Union of Private Hospitals

24 Junho, 2022

Subordinado ao tema “Transformação Digital em Saúde”, a participação da SPMS teve como enfoque a digitalização dos cuidados de saúde para o cidadão, enquanto prioridade para a União Europeia e sublinhou que tal deve mobilizar tanto o setor público como o privado, uma vez que o cidadão movimenta-se entre estas duas realidades.

Council meeting_24_60_22
Voltar
co-financiamento
dapibus quis libero dolor id commodo libero. consectetur sit pulvinar
Voltar para o topo.