Notícias

Colaboração da SPMS no projeto UNICOM – Identificação unívoca de fármacos na Europa

14 Agosto, 2019

A SPMS vai colaborar ativamente no projeto UNICOM – Up-Scaling the Global Univocal Identification of Medicines, aprovado pela Comissão Europeia. É a entidade líder do grupo de trabalho que visa a adoção de normas de identificação de medicamentos nos serviços de saúde eletrónicos e parceira dos grupos de trabalho responsáveis pelo desenvolvimento de softwares e extensões para a CEF eHDSI (Connecting Europe Facility, eHealth Digital Service Infrastructure) e serviços de saúde eletrónicos piloto nacionais/transfronteiriços para a eHDSI, respetivamente.

Cabe à SPMS a orquestração geral face à adoção das referidas normas, a nível nacional e transfronteiriço, com foco nas prescrições eletrónicas e resumos clínicos dos pacientes. Neste sentido, a implementação nacional de sistemas de prescrição eletrónica em farmácias de rua, no mesmo país, pode constituir um passo para a implementação além-fronteiras. Prescrições médicas, altas hospitalares, planos de medicamentos e de cuidados continuados, entre outros elementos úteis, contribuirão para o processo de identificação unívoca de medicamentos.

Assim, de uma forma sucinta, os objetivos principais do UNICOM asseguram:

– A mobilidade transfronteiriça de pacientes europeus, facilitando os serviços de receitas eletrónicas com base nas normas de identificação de medicamentos, o apoio a uma dispensação e troca de informações mais seguras, através da identificação unívoca de medicamentos / produtos farmacêuticos além-fronteiras.

– A implementação de normas de identificação de medicamentos standard nas bases de dados de medicamentos dos Estados-Membros (incluindo ligações à European Medicines Agency – Substance, Product, Organisation and Referential (SPOR) master data) para reforçar a segurança dos pacientes, facilitando a troca de informações sobre medicamentos de forma segura e consistente, bem como a identificação de medicamentos, disponíveis localmente, equivalentes aos prescritos numa receita estrangeira.

Este projeto arranca em janeiro de 2020 e conta com um consórcio de 42 entidades beneficiárias e 28 técnicos especialistas.

medicamentos em blisters

SPMS participa no InterActive Workshop da ação europeia Gravitate-Health

14 Julho, 2025

A SPMS participou no InterActive Workshop da ação europeia Gravitate-Health, que teve lugar em Roma no passado mês de junho. A ação visa desenvolver novas ferramentas digitais de informação de saúde focadas no cidadão, com o objetivo de melhorar o acesso oportuno a informações confiáveis, regulamentadas e relevantes sobre medicamentos.  Contando com a colaboração de mais […]

Utentes vão ser notificados para atualizar dados no Registo Nacional de Utentes

14 Julho, 2025

A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), em articulação com a Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), vai notificar os utentes do Serviço Nacional de Saúde (SNS) para a necessidade de completarem os dados em falta no Registo Nacional de Utentes (RNU), condição obrigatória para manter a inscrição nos cuidados de saúde primários […]

Voltar
Resposta Sazonal em Saúde
Voltar para o topo.