Notícias

Colaboração da SPMS no projeto UNICOM – Identificação unívoca de fármacos na Europa

14 Agosto, 2019

A SPMS vai colaborar ativamente no projeto UNICOM – Up-Scaling the Global Univocal Identification of Medicines, aprovado pela Comissão Europeia. É a entidade líder do grupo de trabalho que visa a adoção de normas de identificação de medicamentos nos serviços de saúde eletrónicos e parceira dos grupos de trabalho responsáveis pelo desenvolvimento de softwares e extensões para a CEF eHDSI (Connecting Europe Facility, eHealth Digital Service Infrastructure) e serviços de saúde eletrónicos piloto nacionais/transfronteiriços para a eHDSI, respetivamente.

Cabe à SPMS a orquestração geral face à adoção das referidas normas, a nível nacional e transfronteiriço, com foco nas prescrições eletrónicas e resumos clínicos dos pacientes. Neste sentido, a implementação nacional de sistemas de prescrição eletrónica em farmácias de rua, no mesmo país, pode constituir um passo para a implementação além-fronteiras. Prescrições médicas, altas hospitalares, planos de medicamentos e de cuidados continuados, entre outros elementos úteis, contribuirão para o processo de identificação unívoca de medicamentos.

Assim, de uma forma sucinta, os objetivos principais do UNICOM asseguram:

– A mobilidade transfronteiriça de pacientes europeus, facilitando os serviços de receitas eletrónicas com base nas normas de identificação de medicamentos, o apoio a uma dispensação e troca de informações mais seguras, através da identificação unívoca de medicamentos / produtos farmacêuticos além-fronteiras.

– A implementação de normas de identificação de medicamentos standard nas bases de dados de medicamentos dos Estados-Membros (incluindo ligações à European Medicines Agency – Substance, Product, Organisation and Referential (SPOR) master data) para reforçar a segurança dos pacientes, facilitando a troca de informações sobre medicamentos de forma segura e consistente, bem como a identificação de medicamentos, disponíveis localmente, equivalentes aos prescritos numa receita estrangeira.

Este projeto arranca em janeiro de 2020 e conta com um consórcio de 42 entidades beneficiárias e 28 técnicos especialistas.

medicamentos em blisters

SPMS organiza Innovation Day 2021

16 Setembro, 2021

O projeto X-eHealth – Exchanging Electronic Health Records in a common framework, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e organizações não governamentais, vai realizar o evento Innovation Day [Dia de Inovação]”, no próximo dia 07 de outubro, por videoconferência, entre as 09h e as 15h. Este evento representa o final do […]

innovation day banner notícia

SNS 24 bate recorde de chamadas atendidas

9 Setembro, 2021

O SNS 24 atendeu, em 2021, mais de 4,04 milhões de chamadas telefónicas (4.040.702), até dia 7 de setembro. Este ano é, assim, recordista em número de telefonemas atendidos, superando 2020, até esta data o ano com mais chamadas atendidas – 4,02 milhões. Só em julho de 2021, o terceiro mês com mais chamadas atendidas […]

Balcão SNS 24 | Mais de 100 unidades em funcionamento

7 Setembro, 2021

Na última semana, resultado da parceria entre a SPMS, a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS Norte), os municípios de Póvoa de Varzim e de Vila do Conde e o Agrupamento dos Centros de Saúde de Póvoa de Varzim / Vila do Conde, entraram em funcionamento 44 novas unidades SNS 24.

Voltar
co-financiamento
Aenean efficitur. tempus mattis mi, commodo commodo eleifend dictum
Voltar para o topo.