Notícias

Colaboração da SPMS no projeto UNICOM – Identificação unívoca de fármacos na Europa

14 Agosto, 2019

A SPMS vai colaborar ativamente no projeto UNICOM – Up-Scaling the Global Univocal Identification of Medicines, aprovado pela Comissão Europeia. É a entidade líder do grupo de trabalho que visa a adoção de normas de identificação de medicamentos nos serviços de saúde eletrónicos e parceira dos grupos de trabalho responsáveis pelo desenvolvimento de softwares e extensões para a CEF eHDSI (Connecting Europe Facility, eHealth Digital Service Infrastructure) e serviços de saúde eletrónicos piloto nacionais/transfronteiriços para a eHDSI, respetivamente.

Cabe à SPMS a orquestração geral face à adoção das referidas normas, a nível nacional e transfronteiriço, com foco nas prescrições eletrónicas e resumos clínicos dos pacientes. Neste sentido, a implementação nacional de sistemas de prescrição eletrónica em farmácias de rua, no mesmo país, pode constituir um passo para a implementação além-fronteiras. Prescrições médicas, altas hospitalares, planos de medicamentos e de cuidados continuados, entre outros elementos úteis, contribuirão para o processo de identificação unívoca de medicamentos.

Assim, de uma forma sucinta, os objetivos principais do UNICOM asseguram:

– A mobilidade transfronteiriça de pacientes europeus, facilitando os serviços de receitas eletrónicas com base nas normas de identificação de medicamentos, o apoio a uma dispensação e troca de informações mais seguras, através da identificação unívoca de medicamentos / produtos farmacêuticos além-fronteiras.

– A implementação de normas de identificação de medicamentos standard nas bases de dados de medicamentos dos Estados-Membros (incluindo ligações à European Medicines Agency – Substance, Product, Organisation and Referential (SPOR) master data) para reforçar a segurança dos pacientes, facilitando a troca de informações sobre medicamentos de forma segura e consistente, bem como a identificação de medicamentos, disponíveis localmente, equivalentes aos prescritos numa receita estrangeira.

Este projeto arranca em janeiro de 2020 e conta com um consórcio de 42 entidades beneficiárias e 28 técnicos especialistas.

medicamentos em blisters

eAgenda 2.0 ultrapassa 1 milhão de consultas agendadas

29 Maio, 2025

O sistema eAgenda 2.0 atingiu um marco histórico: permitiu marcar mais de 1 milhão de consultas, desde março de 2024. Este resultado reflete não só a confiança dos cidadãos e dos profissionais de saúde, mas também o impacto de uma solução tecnológica moderna, desenvolvida com foco na centralidade no utente, na eficiência dos serviços e […]

Noticia-Site_e-Agenda_2

ULS da Arrábida é a primeira a receber “Internet Segura com o livro ZigZaga”

29 Maio, 2025

No âmbito de promover a utilização segura da internet junto dos mais novos, a SPMS arrancou com uma iniciativa na Unidade Local de Saúde (ULS) da Arrábida, esta quarta-feira, dia 28 de maio. A ULS da Arrábida foi a primeira a receber os livros “ZigZaga na Net Navegar a Cores”, com o propósito de promover […]

SPMS participa em webinar promovido pela OMS sobre dados de saúde

29 Maio, 2025

A SPMS participou num webinar promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) – Europa, que decorreu esta quarta-feira, dia 28 de maio, dedicado à governação dos dados de saúde na era da inteligência artificial (IA). Esta sessão integrou a série “Decoding Data and Digital Health” focada em temas essenciais para a transformação digital dos sistemas […]

Voltar
Voltar para o topo.