Notícias

Cidadãos residentes em Portugal com acesso à Área do Cidadão

22 Agosto, 2019

Os cidadãos com título de residência em Portugal têm agora acesso à Área do Cidadão do Portal SNS, podendo fazer o pedido da Chave Móvel Digital para aceder a cuidados de saúde, o que permite também uma maior segurança dos seus dados.  

No sentido de facilitar a comunicação e interação entre os utentes, os profissionais e instituições de saúde, a Área do Cidadão, permite a consulta a informação de saúde num só local. Com várias vantagens associadas, disponibiliza diversos serviços digitais com o objetivo de simplificar a vida do utente, evitar deslocações e perdas de tempo.  Possibilitando, por exemplo, a marcação de consulta com o médico de família à distância, consultar exames, os guias de tratamento da receita sem papel ou aceder ao eBoletim de Vacinas entre outros. Com esta nova funcionalidade fica garantido que nenhum cidadão em Portugal é excluído deste processo.

O pedido da Chave Móvel Digital pode ser feito presencialmente, em qualquer Loja ou Espaço do Cidadão. Esta ativação assume grande importância dado que praticamente todos os sites que disponibilizam serviços públicos adotam este sistema de autenticação.

Inserida no Registo de Saúde Eletrónico, a Área do Cidadão impulsiona a literacia digital em saúde dos portugueses, continuando a melhorar a qualidade das suas funcionalidades.

Pode aceder à Área do Cidadão em sns.gov.pt/cidadao

Desktop com informação sobre Chave Móvel Digital
Voltar
Voltar para o topo.