Notícias

SPMS realiza segunda Sessão de Cibersegurança para RNOs

2 Julho, 2019

Decorreu nesta terça-feira, nas instalações da SPMS, em Lisboa, a segunda sessão de cibersegurança dedicada aos Responsáveis de Notificação Obrigatória (RNOs).

A sessão de abertura contou com Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, que justificou a preocupação perante ataques de ransomware, entre outros, comentando que “estamos onde socialmente devemos estar, mas somos colocados numa posição vulnerável”.

Estiveram presentes cerca de 40 participantes de diversas instituições de saúde das regiões do Centro e Sul do país, com o objetivo de reforçar a colaboração com a SPMS no que diz respeito ao combate do ciber-crime.

O dirigente da SPMS apelou à formação de técnicos e especialistas em cibersegurança, relembrando que “todos já tivemos pelos menos uma experiência” com ciber-riscos, sendo urgente que se notifiquem situações o mais cedo possível.

A agenda de trabalhos da sessão foi dinamizada por Pedro Batista, Diretor dos Sistemas de Informação da SPMS, e contou com a presença da empresa Dognaedis.

As ameaças existentes no panorama global no setor da saúde, o papel do RNO e ECOS relacionado com o Modelo de Governação e Cooperação e apresentação do CSIRT SPMS (Computer Security Incident Response Team) foram alguns dos temas de destaque.

Abriu-se também espaço para debate e troca de impressões que impulsionaram a partilha de know-how entre os participantes.

Com o avanço da transformação digital, as empresas guardam informação importante e sensível, privilegiando a importância de proteção contra qualquer ataque informático. A cibersegurança é um tema cada vez mais debatido, sobretudo em iniciativas organizadas pela SPMS, entidade responsável por garantir a segurança da informação no Serviço Nacional de Saúde.

Sessão cibersegurança

SPMS intervém na conferência “Desafios da Cibersegurança”

8 Março, 2024

A preparação dos sistemas digitais públicos e privados é um desafio de longa duração e um trabalho em permanente atualização, que deve começar por “capacitar as pessoas para mudar comportamentos”, defendeu Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança da SPMS, na conferência “Desafios da Cibersegurança”, que decorreu em Lisboa, ontem, dia 6 de março. Para […]

SPMS dinamiza atividades no “Mês Europeu da Cibersegurança”

30 Outubro, 2023

O Mês Europeu da Cibersegurança (European CyberSecurity Month – ECSM) é comemorado em outubro, com diversos eventos e atividades nos vários países europeus.   Sob o tema “Cibersecurity is a shared responsability”, visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço e sensibilizar cidadãos, empresas e organizações públicas para comportamentos a adotar no âmbito da […]

Notícias NEWSLETTER 01_Site SPMS_Em foco
Voltar
Voltar para o topo.