Notícias

SPMS realiza segunda Sessão de Cibersegurança para RNOs

2 Julho, 2019

Decorreu nesta terça-feira, nas instalações da SPMS, em Lisboa, a segunda sessão de cibersegurança dedicada aos Responsáveis de Notificação Obrigatória (RNOs).

A sessão de abertura contou com Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, que justificou a preocupação perante ataques de ransomware, entre outros, comentando que “estamos onde socialmente devemos estar, mas somos colocados numa posição vulnerável”.

Estiveram presentes cerca de 40 participantes de diversas instituições de saúde das regiões do Centro e Sul do país, com o objetivo de reforçar a colaboração com a SPMS no que diz respeito ao combate do ciber-crime.

O dirigente da SPMS apelou à formação de técnicos e especialistas em cibersegurança, relembrando que “todos já tivemos pelos menos uma experiência” com ciber-riscos, sendo urgente que se notifiquem situações o mais cedo possível.

A agenda de trabalhos da sessão foi dinamizada por Pedro Batista, Diretor dos Sistemas de Informação da SPMS, e contou com a presença da empresa Dognaedis.

As ameaças existentes no panorama global no setor da saúde, o papel do RNO e ECOS relacionado com o Modelo de Governação e Cooperação e apresentação do CSIRT SPMS (Computer Security Incident Response Team) foram alguns dos temas de destaque.

Abriu-se também espaço para debate e troca de impressões que impulsionaram a partilha de know-how entre os participantes.

Com o avanço da transformação digital, as empresas guardam informação importante e sensível, privilegiando a importância de proteção contra qualquer ataque informático. A cibersegurança é um tema cada vez mais debatido, sobretudo em iniciativas organizadas pela SPMS, entidade responsável por garantir a segurança da informação no Serviço Nacional de Saúde.

Sessão cibersegurança

SPMS integra Rede Nacional de CSIRT

14 Dezembro, 2020

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de dezembro, a Rede Nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do setor da Saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

2ª edição do Cyber Security Workshop começou hoje

11 Fevereiro, 2020

Começou hoje, Dia da Internet Segura, o 2nd Cyber Security Workshop, promovido pela SPMS, EPE, contando com participação de 10 países: Portugal, Hong Kong, Reino Unido, EUA, Suécia, Singapura, Áustria, Suécia, Estónia e Arábia Saudita.

Cyber Security Workshop2

Portugal lidera Grupo Europeu de Cibersegurança para a Saúde

30 Janeiro, 2020

Portugal foi, no dia 29 de janeiro, eleito como Chair do Work Stream criado para o Sector da Saúde, no âmbito do NIS Cooperation Group. O Centro Nacional de Cibersegurança, enquanto autoridade NIS, irá coordenar os trabalhos, com o apoio SPMS, em particular do Núcleo de Cibersegurança.

Voltar
co-financiamento
ut sem, massa fringilla lectus in ut mi, elit.
Voltar para o topo.