Notícias

SPMS participa na Conferência Anual da IASIA

24 Julho, 2019

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, Henrique Martins, participou, ontem na Conferência Anual da IASIA – International Association of Schools and Institutes of Administration, organizada em colaboração com o Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL).

Sob o tema principal “Missões e Objetivos da Administração Pública para a Prossecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, a conferência decorre até ao próximo dia 26 de julho no ISCTE-IUL.

“Ciência de Dados e Governação na Administração Pública” foi a temática do painel de debate onde participou Henrique Martins, que se centrou sobretudo na questão da usabilidade, por parte das organizações da Administração Pública, de grandes volumes de dados, vulgo Big Data, em conjugação com o volume de microdados que já são recolhidos, para melhorar a governação pública.

Foi destacada a recente iniciativa que promove projetos colaborativos entre as Instituições da Administração Pública e as unidades de investigação. Apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, a iniciativa pretende impulsionar a adoção de dados científicos no setor público.

Os microdados têm sido recolhidos de forma consistente na Administração Pública, há algum tempo, o que a coloca numa posição favorável para utilizar também grandes volumes de dados. Isto pode facilitar a elaboração de políticas baseadas na evidência, a tomada de decisões bem informadas, o melhoramento do desempenho e a prestação de serviços inovadores para os cidadãos e empresas.  

No debate, presidido por Rui Pedro Lourenço da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, estiveram também presentes Francisco Lima, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Estatística; Luís Paulo Reis, Coordenador Científico do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores da Universidade do Porto;  Teresa Calapez, Diretora do Departamento de Métodos Quantitativos para Gestão e Economia da ISCTE Business School (IBS); e Sérgio Moro, Subdiretor e Coordenador do Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura (ISTAR-IUL).

A decorrer desde segunda-feira, esta conferência internacional reúne profissionais de diferentes áreas que participam em sessões e painéis específicos para discutir temas relacionados com a administração e gestão pública, educação e formação.

Acordo-Quadro CP 2021/33 – Cardioversores Desfibrilhadores Implantáveis e Pacemakers

4 Janeiro, 2022

O Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro CP 2021/33 – Cardioversores Desfibrilhadores Implantáveis e Pacemakers foi publicado pela SPMS, EPE no dia 31 de dezembro. Neste Acordo-Quadro (AQ) constam fornecedores qualificados para o fornecimento dos bens em apreço, disponibilizando à área da saúde um instrumento de contratação transparente que promove a racionalização da […]

Acordo-Quadro CP 2021/20 – Contracetivos Orais, Profiláticos e Mecânicos

4 Janeiro, 2022

A SPMS, EPE procedeu à publicação do Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro CP 2021/20 – Contracetivos Orais, Profiláticos e Mecânicos, tendo o mesmo entrado em vigor no dia 31 de dezembro. Neste Acordo-Quadro, que engloba vários métodos e opções de contracetivos, constam fornecedores qualificados para o fornecimento dos bens em apreço, disponibilizando […]

Voltar
co-financiamento
dolor Aenean libero eget venenatis elementum Sed suscipit lectus et, risus.
Voltar para o topo.