Notícias

SPMS marca presença no Ciência ‘19

10 Julho, 2019

A SPMS, EPE, representada pela Unidade de Robotics e Advanced Technology, esteve presente no evento Ciência 2019, que decorre entre 8 e 10 de julho no Centro de Congressos de Lisboa. Este evento trouxe a Lisboa vários projetos pensados para a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores.

A SPMS participou com dois robôs, o PARO, foca terapêutica apelidada de SIA (sistema de inteligência artificial) pela equipa da SPMS, e o RIA (Robot de Inteligência Artificial). O PARO já se encontra em algumas unidades de saúde e cuidados continuados e é utilizada para fins terapêuticos pelo seu efeito calmante. Os robôs interagiram com o público e deliciaram os visitantes.

A Unidade de Robotics and Technology da SPMS tem por missão promover, implementar e dinamizar soluções tecnológicas inovadoras em Saúde, com recurso a estratégias na área da robótica, wearable, IoT e inteligência artificial.
Além disso, faz também parte dos objetivos fomentar a disseminação da robótica no SNS, através da articulação com áreas de conhecimento inovadoras, da partilha de experiências e casos de sucesso, bem como a implementação dos produtos existentes no mercado, realizando sempre uma análise de custo-benefício.

O encontro anual dos investigadores portugueses vai já na sua sétima edição e este ano contou com o Reino Unido como país convidado. O objetivo é promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica, estimulando não só a participação, como a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.

O Ciência 2019 é um evento promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

Para a SPMS, julho é mês de robótica na Saúde e já no próximo dia 17 irá realizar-se o 2º workshop sobre esta temática dirigido às entidades do SNS.

Temas

|

Diretor executivo do SNS elogia trabalho da SPMS

26 Novembro, 2022

O Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) "tem de ser muito bem utilizado" para permitir o "salto tecnológico" do SNS, defendeu o diretor executivo do Serviço Nacional de Saúde (SNS), Fernando Araújo, no encerramento da eHealth Sessions 2, que decorreu ontem no Porto.

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

"Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida.

eHealth Sessions 2 | Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde.

Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.