Notícias

SPMS marca presença no Ciência ‘19

10 Julho, 2019

A SPMS, EPE, representada pela Unidade de Robotics e Advanced Technology, esteve presente no evento Ciência 2019, que decorre entre 8 e 10 de julho no Centro de Congressos de Lisboa. Este evento trouxe a Lisboa vários projetos pensados para a melhoria da qualidade de vida dos utilizadores.

A SPMS participou com dois robôs, o PARO, foca terapêutica apelidada de SIA (sistema de inteligência artificial) pela equipa da SPMS, e o RIA (Robot de Inteligência Artificial). O PARO já se encontra em algumas unidades de saúde e cuidados continuados e é utilizada para fins terapêuticos pelo seu efeito calmante. Os robôs interagiram com o público e deliciaram os visitantes.

A Unidade de Robotics and Technology da SPMS tem por missão promover, implementar e dinamizar soluções tecnológicas inovadoras em Saúde, com recurso a estratégias na área da robótica, wearable, IoT e inteligência artificial.
Além disso, faz também parte dos objetivos fomentar a disseminação da robótica no SNS, através da articulação com áreas de conhecimento inovadoras, da partilha de experiências e casos de sucesso, bem como a implementação dos produtos existentes no mercado, realizando sempre uma análise de custo-benefício.

O encontro anual dos investigadores portugueses vai já na sua sétima edição e este ano contou com o Reino Unido como país convidado. O objetivo é promover o debate alargado dos principais temas e desafios da agenda científica, estimulando não só a participação, como a interação entre investigadores, setor empresarial e público em geral.

O Ciência 2019 é um evento promovido pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica e a Comissão Parlamentar de Educação e Ciência.

Para a SPMS, julho é mês de robótica na Saúde e já no próximo dia 17 irá realizar-se o 2º workshop sobre esta temática dirigido às entidades do SNS.

Temas

|

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
luctus leo. leo Donec consectetur fringilla sed at ipsum ultricies risus libero.
Voltar para o topo.