Notícias

“4th HEALTHeID – Technical Working Meeting” com participação da SPMS

18 Julho, 2019

No âmbito do projeto internacional HEALTHeID, realizou-se mais um encontro, a “4th HEALTHeID – Technical Working Meeting”, de 16 a 17 de julho, em Praga, República Checa. O Hotel Olšanka foi o espaço que acolheu o grupo de trabalho, no qual participou a SPMS, EPE.

Em representação da SPMS, Diogo Martins, Coordenador de Projetos Internacionais, deu início às sessões onde, ao longo dos dois dias, se fez o ponto de situação do desenvolvimento das atividades do projeto e debateram-se ideias.

A agenda do primeiro dia versou sobre o progresso da Atividade 2 do HEALTHeID “Development and testing of the reference implementation”, que tem como objetivo identificar especificações funcionais para o componente eID e desenvolver e testar sua implementação de referência, com base no software e-SENS eHealth eID.

Este trabalho, desempenhado por uma equipa altamente especializada, visa a colaboração com os peritos que lideram a implementação técnica a nível nacional nos principais Estados-Membros, para garantir um alinhamento técnico adequado a nível nacional. Neste sentido, o grupo de trabalho focou-se, ainda, no envolvimento dessas entidades, com vista à respetiva participação e contributo.

No segundo dia, a Atividade 1 do Projeto “Identification of non-functional requirements” marcou o início da reunião, atividade esta que consiste na identificação de requisitos não funcionais, relacionando aspetos políticos, organizacionais e legais, bem como orientações de utilização para os componentes da solução eID, a resultar da ação.

Sendo a identificação eletrónica um mecanismo essencial para garantir a segurança das transações digitais, sobretudo de dados de saúde, no âmbito da Atividade 3 “Preparation for transfer of activities” foi abordado o plano de ação, processos de transferência e metodologia.

Com a execução do Projeto HEALTHeID perspetiva-se a identificação e autenticação transfronteiriça de cidadãos na área da saúde, permitindo o acesso digital a registos de saúde e a prescrição de serviços na Europa.

HealtheID

Comitiva da TEHDAS visita SPMS

31 Maio, 2022

No âmbito da Ação Conjunta Towards the European Health Data Space (TEHDAS), a SPMS recebeu e coordenou a visita de especialistas belgas, suecos e malteses, em Lisboa. A gestão de dados de saúde e dos regulamentos de apoio à partilha de dados de saúde para uso secundário, com o propósito de mapear a situação atual em Portugal, foi o objetivo deste encontro entre os dias 24 e 26 de maio.

SPMS participa no lançamento do Projeto UNICOM

7 Fevereiro, 2020

A SPMS integra o kick-off do UNICOM, com vista a apresentar os objetivos e tarefas a desenvolver no âmbito dos grupos de trabalho – lidera o grupo de trabalho 5 e é parceira executiva dos grupos 6 e 7 –, bem como discutir ideias e dar início à cooperação com os parceiros dos restantes grupos de trabalho.

lançamento do Projeto Unicom
Voltar
co-financiamento
id mattis risus nunc dictum ipsum
Voltar para o topo.