Suite Hospitalar implementada no Centro Hospitalar Universitário de São João

24 Junho, 2019

A Implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)) realizou-se com sucesso, no passado dia 14 de junho, no Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), constituído pelos dois polos (Porto e Valongo).

A grande complexidade tecnológica deste processo implicou a migração de versão do SONHOV1 para V2 e a respetiva atualização do SClínico – Sistema de Cuidados de Saúde Hospitalar.

Foi uma intervenção planeada e programada, num esforço e trabalho conjunto entre as equipas da SPMS e do CHSJ.  Foi a maior migração de SONHOv2 já efetuada e decorreu de forma muito positiva, com um trabalho colaborativo exemplar entre instituições.

De grande complexidade e risco, devido à dimensão do Centro Hospitalar e ao elevado número de sistemas que interagem com o SONHO, a implementação integrou um plano de contingência que permitiu o normal funcionamento, garantindo impactos mínimos na prestação de cuidados de saúde. A SPMS acompanhou todas as ações antes e após a migração.

Este projeto de transformação tecnológica incluiu os dois Polos do Centro Hospitalar Universitário de São João, com cerca de 3400 postos informáticos e aproximadamente 5000 utilizadores. O CHUSJ realizou, assim, uma das maiores atualizações tecnológicas dos últimos anos, a nível dos sistemas de informação.

A evolução para o SONHOv2 garantirá uma melhor fiabilidade, escalabilidade e segurança dos sistemas, bem como a atualização das infraestruturas que dão suporte à sua implementação, traduzindo-se numa melhoria significativa da informação constante no processo clínico eletrónico dos doentes. Permitirá, assim, informatizar circuitos funcionais que atualmente têm apenas suporte em papel.

É um salto qualitativo de grande relevo para a atividade clínica, que se traduz na melhoria da qualidade e acessibilidade dos utentes, aos cuidados de saúde e nas condições de trabalho de todos os profissionais de saúde, e só foi possível com o trabalho conjunto e coordenado das equipas técnicas da SPMS, EPE e do CHUSJ.

Hospital de São João

SONHO V2 implementado com sucesso no CHTMAD

13 Julho, 2021

No dia 10 de julho realizou-se a implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)), no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD). Tratou-se de uma operação tecnológica complexa, mas fundamental para a uniformização de processos e integração da informação clínica, visando a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos […]

Um ano de implementação do SONHO v2/SClínico no CHUC

24 Novembro, 2020

No dia 23 de novembro assinalou-se um ano de uma das maiores transformações digitais num centro hospitalar do Serviço Nacional de Saúde. O Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC), no seu Pólo dos Hospitais Universitários de Coimbra, passou a utilizar o SONHO v2/SClínico, sistemas de informação que sustentam a atividade assistencial do ponto de vista administrativo e clínico e suportam o processo clínico eletrónico.

banner_chuc

SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins - Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

Nullam fringilla consequat. nunc sed ut