Notícias

SPMS promove Sessão de Cibersegurança para RNOs

28 Junho, 2019

Realizou-se hoje, nas instalações da SPMS, no Porto, uma sessão de cibersegurança dirigida aos Responsáveis de Notificação Obrigatória (RNOs) das várias instituições hospitalares da região Norte.

Tendo como objetivo promover a colaboração entre a SPMS e os respetivos pontos de contacto das entidades de saúde, esta sessão contou com cerca de 30 participantes que fomentaram a interação e o debate em matéria de cibersegurança.

As entidades do SNS e os órgãos, serviços e organismos do Ministério da Saúde encontram-se obrigados, desde 2017, a proceder à notificação de incidentes de segurança à SPMS, através do Responsável pela Notificação Obrigatória (RNO).

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, deu o mote de abertura, numa intervenção através de videoconferência, referindo algumas das principais barreiras a ultrapassar, nomeadamente ao nível da renovação do parque informático da Saúde. Pedro Batista, da Direção dos Sistemas de Informação da SPMS, dinamizou a sessão, ao lado de Jorge Carvalho e Gustavo Neves, ambos da empresa de segurança da informação Dognaedis.

Na agenda de trabalho, as ameaças existentes a nível global e na visão setorial da Saúde, o papel do RNO ou a governação interna e de proatividade das entidades do SNS foram alguns dos temas de destaque.

Contribuindo para a definição do modelo colaborativo entre a SPMS e as entidades de saúde, esta reunião de trabalho foi bastante interativa e permitiu a aprendizagem e o esclarecimento de diversas questões sobres estas matérias.

Ficou clara a ideia de que é fundamental robustecer o ecossistema da saúde para garantir a segurança da informação, bem como assegurar a implementação de regras e boas práticas, por parte de todos os profissionais do setor, porque “estamos todos ligados”.

No próximo dia 2 de julho irá realizar-se uma sessão em Lisboa, sob a mesma temática, mas para os RNOs das instituições de saúde das regiões do Centro e Sul do país.

Enquanto responsável por garantir a segurança da informação no Serviço Nacional de Saúde, a SPMS tem organizado várias iniciativas, workshops e reuniões, de forma a promover a estratégia nacional e europeia de proteção aos sistemas de segurança, fomentar a proteção de dados contra quebras de confidencialidade e de integridade das instituições e, assim, melhorar a capacidade de reposta a potenciais ciber-riscos.

sessão de cibersegurança

SPMS integra Rede Nacional de CSIRT

14 Dezembro, 2020

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de dezembro, a Rede Nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do setor da Saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

2ª edição do Cyber Security Workshop começou hoje

11 Fevereiro, 2020

Começou hoje, Dia da Internet Segura, o 2nd Cyber Security Workshop, promovido pela SPMS, EPE, contando com participação de 10 países: Portugal, Hong Kong, Reino Unido, EUA, Suécia, Singapura, Áustria, Suécia, Estónia e Arábia Saudita.

Cyber Security Workshop2

Portugal lidera Grupo Europeu de Cibersegurança para a Saúde

30 Janeiro, 2020

Portugal foi, no dia 29 de janeiro, eleito como Chair do Work Stream criado para o Sector da Saúde, no âmbito do NIS Cooperation Group. O Centro Nacional de Cibersegurança, enquanto autoridade NIS, irá coordenar os trabalhos, com o apoio SPMS, em particular do Núcleo de Cibersegurança.

Voltar
co-financiamento
risus. pulvinar sed elit. tristique Praesent ut ante. tempus ut
Voltar para o topo.