Notícias

SPMS promove Sessão de Cibersegurança para RNOs

28 Junho, 2019

Realizou-se hoje, nas instalações da SPMS, no Porto, uma sessão de cibersegurança dirigida aos Responsáveis de Notificação Obrigatória (RNOs) das várias instituições hospitalares da região Norte.

Tendo como objetivo promover a colaboração entre a SPMS e os respetivos pontos de contacto das entidades de saúde, esta sessão contou com cerca de 30 participantes que fomentaram a interação e o debate em matéria de cibersegurança.

As entidades do SNS e os órgãos, serviços e organismos do Ministério da Saúde encontram-se obrigados, desde 2017, a proceder à notificação de incidentes de segurança à SPMS, através do Responsável pela Notificação Obrigatória (RNO).

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, deu o mote de abertura, numa intervenção através de videoconferência, referindo algumas das principais barreiras a ultrapassar, nomeadamente ao nível da renovação do parque informático da Saúde. Pedro Batista, da Direção dos Sistemas de Informação da SPMS, dinamizou a sessão, ao lado de Jorge Carvalho e Gustavo Neves, ambos da empresa de segurança da informação Dognaedis.

Na agenda de trabalho, as ameaças existentes a nível global e na visão setorial da Saúde, o papel do RNO ou a governação interna e de proatividade das entidades do SNS foram alguns dos temas de destaque.

Contribuindo para a definição do modelo colaborativo entre a SPMS e as entidades de saúde, esta reunião de trabalho foi bastante interativa e permitiu a aprendizagem e o esclarecimento de diversas questões sobres estas matérias.

Ficou clara a ideia de que é fundamental robustecer o ecossistema da saúde para garantir a segurança da informação, bem como assegurar a implementação de regras e boas práticas, por parte de todos os profissionais do setor, porque “estamos todos ligados”.

No próximo dia 2 de julho irá realizar-se uma sessão em Lisboa, sob a mesma temática, mas para os RNOs das instituições de saúde das regiões do Centro e Sul do país.

Enquanto responsável por garantir a segurança da informação no Serviço Nacional de Saúde, a SPMS tem organizado várias iniciativas, workshops e reuniões, de forma a promover a estratégia nacional e europeia de proteção aos sistemas de segurança, fomentar a proteção de dados contra quebras de confidencialidade e de integridade das instituições e, assim, melhorar a capacidade de reposta a potenciais ciber-riscos.

sessão de cibersegurança

SPMS intervém na conferência “Desafios da Cibersegurança”

8 Março, 2024

A preparação dos sistemas digitais públicos e privados é um desafio de longa duração e um trabalho em permanente atualização, que deve começar por “capacitar as pessoas para mudar comportamentos”, defendeu Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança da SPMS, na conferência “Desafios da Cibersegurança”, que decorreu em Lisboa, ontem, dia 6 de março. Para […]

SPMS dinamiza atividades no “Mês Europeu da Cibersegurança”

30 Outubro, 2023

O Mês Europeu da Cibersegurança (European CyberSecurity Month – ECSM) é comemorado em outubro, com diversos eventos e atividades nos vários países europeus.   Sob o tema “Cibersecurity is a shared responsability”, visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço e sensibilizar cidadãos, empresas e organizações públicas para comportamentos a adotar no âmbito da […]

Notícias NEWSLETTER 01_Site SPMS_Em foco
Voltar
Voltar para o topo.