Notícias

Sessão de Design Thinking “Novo módulo de MCDTs do SClínico Hospitalar” promovida pela SPMS

4 Junho, 2019

A SPMS promoveu uma sessão de Design Thinking Sprint, direcionada ao SClínico Hospitalar na vertente do módulo de MCDTs (Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica), que decorreu no dia 03 de junho, nas instalações da SPMS no Porto.

Centrando-se no desafio de encontrar resposta a questões no âmbito da Requisição Interna e Visualização de Resultados de MCDT, bem como à Prescrição Interna de Medicação, a sessão contou com vários profissionais de entidades da região Norte. Médicos, enfermeiros, TSDT, farmacêuticos e profissionais TIC da Unidade Local de Saúde de Matosinhos, Unidade Local de Saúde do Alto Minho, Centro Hospitalar do Baixo Vouga e do Hospital de Santa Maria Maior (Barcelos) integraram o grupo de trabalho.

Nesta sessão de Design Thinking, foram criadas dinâmicas de trabalho que incentivaram à participação ativa de todos e, no final, o feedback dos participantes foi francamente positivo.

Como metodologia colaborativa de seleção de ideias e ferramenta de inovação, o Design Thinking é um método criativo que coloca as pessoas no centro das soluções, testando soluções resultantes da mistura de ideias dos envolvidos.

Nestas soluções, pensadas e apresentadas pelos participantes da sessão, incluíram-se uma solução de requisição integrada de MCDT, com informação transversal a todos os profissionais que seguem o doente, uma solução de alarmística e notificações sobre os resultados de MCDT, uma solução de reconciliação terapêutica e uma solução de requisição com recurso ao historial do doente e/ou do médico.

Tendo como objetivo principal centrar o SClínico Hospitalar no cidadão, estas sessões de Design Thinking fazem parte da prática de captação de ideias e feedback da SPMS, bem como do desenvolvimento colaborativo com os utilizadores, de forma a serem encontradas soluções inovadoras.

Desighn thionking_modulo mcdts

SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins - Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

Um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no IPOC

24 Setembro, 2020

Assinala-se, hoje, um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC). O SONHO/SClínico permitiu a consolidação da informação clínica e administrativa numa estrutura segura e organizada, com acesso imediato dentro e fora do IPO de Coimbra.

Voltar
co-financiamento
Curabitur sem, elit. felis nunc tempus
Voltar para o topo.