Notícias

Projeto VACINAS integra Portal CAUL do INFARMED

28 Junho, 2019

O projeto VACINAS integra agora informação do Portal de Certificado de Autorização de Utilização de Lotes (CAUL) do INFARMED, permitindo efetuar a atualização dos lotes de vacinas diariamente e de forma automatizada. 

O Portal CAUL controla e providencia o Certificado de Autorização de Utilização do Lote, que é aplicável a medicamentos derivados do sangue ou plasma humano e vacinas.

O Boletim de Vacinas Eletrónico apresenta mais-valias para os profissionais de saúde prestadores de serviços e para todo o Serviço Nacional de Saúde, disponíveis via plataforma VACINAS. O Boletim de Vacinas Eletrónico permite uma maior acessibilidade à informação sobre as vacinas administradas e administrar no futuro; agiliza a consulta do calendário/boletim de vacinação, sem riscos de perda, ou extravio da informação, como acontecia com o boletim em papel. 

A informação atualizada dos lotes, disponibilizada pelo INFARMED, para o VACINAS, aplica-se no momento do registo da toma da vacina, em que os profissionais de saúde devem indicar em cada administração, o nome comercial e o número de lote de acordo com a informação existente no CAUL.

Até ao momento, o processo de atualização das listas de valores para os lotes, apresentadas no VACINAS, era manual. Com esta integração e disponibilização de serviços pelo INFARMED, será possível efetuar a atualização dos registos diariamente e de forma automatizada, trazendo rapidez ao processo de registo da administração de vacinas para os profissionais de saúde, bem como, uma informação cada vez mais segura e controlada.

vacinas logo cores

“É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”

25 Novembro, 2022

“Estamos aqui para a segunda eHealth Sessions. A ideia de criar estas sessões de debate de temas de saúde digital foi de facto uma boa ideia”, sublinhou o presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, na sessão de abertura no auditório da Fundação Eng. António de Almeida. “É muito inspirador ter uma sessão sobre Dados”, observou, […]

eHealth Sessions 2 I Estamos à sua espera

25 Novembro, 2022

A Fundação Eng. António de Almeida já abriu as portas e está à sua espera! A estratégia nacional para a implementação de um Registo de Saúde Eletrónico Único é um dos temas em debate numa sessão que arranca com Maria de Belém Roseira, jurista e ex-ministra da Saúde. Num evento centrado nos Dados em Saúde, […]

Acordo-Quadro 2022/55 – Fornecimento de medicamentos diversos

24 Novembro, 2022

A SPMS, EPE procedeu à publicação do Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro 2022/55 para fornecimento de medicamentos diversos, tendo o mesmo entrado em vigor no dia 22 de novembro. Os Acordos-Quadro (AQ) de medicamentos diversos, e que incluem medicamentos de várias áreas terapêuticas, procuram dinamizar a concorrência e espelhar a realidade do […]

medicamentos
Voltar
co-financiamento
Voltar para o topo.