Notícias

Projeto VACINAS integra Portal CAUL do INFARMED

28 Junho, 2019

O projeto VACINAS integra agora informação do Portal de Certificado de Autorização de Utilização de Lotes (CAUL) do INFARMED, permitindo efetuar a atualização dos lotes de vacinas diariamente e de forma automatizada. 

O Portal CAUL controla e providencia o Certificado de Autorização de Utilização do Lote, que é aplicável a medicamentos derivados do sangue ou plasma humano e vacinas.

O Boletim de Vacinas Eletrónico apresenta mais-valias para os profissionais de saúde prestadores de serviços e para todo o Serviço Nacional de Saúde, disponíveis via plataforma VACINAS. O Boletim de Vacinas Eletrónico permite uma maior acessibilidade à informação sobre as vacinas administradas e administrar no futuro; agiliza a consulta do calendário/boletim de vacinação, sem riscos de perda, ou extravio da informação, como acontecia com o boletim em papel. 

A informação atualizada dos lotes, disponibilizada pelo INFARMED, para o VACINAS, aplica-se no momento do registo da toma da vacina, em que os profissionais de saúde devem indicar em cada administração, o nome comercial e o número de lote de acordo com a informação existente no CAUL.

Até ao momento, o processo de atualização das listas de valores para os lotes, apresentadas no VACINAS, era manual. Com esta integração e disponibilização de serviços pelo INFARMED, será possível efetuar a atualização dos registos diariamente e de forma automatizada, trazendo rapidez ao processo de registo da administração de vacinas para os profissionais de saúde, bem como, uma informação cada vez mais segura e controlada.

vacinas logo cores
Voltar
Voltar para o topo.