Notícias

Participação da SPMS na eHealth Week da Roménia

14 Junho, 2019

Em matéria de eHealth, a participação ativa do Ministério da Saúde e da SPMS, EPE tem contribuído para aumentar a presença de Portugal na definição e implementação de várias medidas nesta área, ao nível internacional. Neste âmbito, e inserida na eHealth Week que decorreu na Roménia, a SPMS participou, ontem, dia 13 de junho, na conferência realizada no Palácio do Parlamento, em Bucareste.

O debate contou com representantes da Comissão Europeia e de diversas entidades de Saúde da União Europeia, centrando-se na exploração das várias sinergias que visam incrementar o papel da saúde digital no fortalecimento dos sistemas de saúde e, também, no aumento da qualidade dos cuidados prestados na Europa.

Melhorar a saúde e o bem-estar, aproveitando as oportunidades da saúde digital foi o mote do painel que contou com a participação, enquanto orador, de Henrique Martins. Na sua exposição, o Presidente da SPMS e Co-chair da eHealth Network, elencou algumas das ações estratégicas que Portugal tem em curso na área do eHealth e da cibersegurança.

Os oradores deste painel debateram questões relacionadas com interoperabilidade, registos de saúde eletrónicos, tecnologia e inovação como formas de melhorar o acesso à informação, com grandes benefícios para os cidadãos.

Atualmente, a SPMS é a entidade coordenadora do projeto europeu eHAction, focado no cidadão, e Co-chair da eHealth Network, uma rede voluntária composta pelas autoridades nacionais dos Estados-Membros responsáveis pelo eHealth.

logo Romania2019

6.500 receitas por dia emitidas através da PEM Móvel

20 Fevereiro, 2024

A PEM Móvel celebra hoje cinco anos de atividade e quase 7 milhões de prescrições médicas. Diariamente, são emitidas, em média, mais de 6.500 receitas através desta aplicação desenvolvida pela SPMS. O número de prescrições realizadas por telemóvel tem vindo a aumentar de ano para ano e, em 2023, foram prescritas mais de 2,4 milhões […]

Entrada em Vigor | Acordo-Quadro 368/2023 – Fornecimento de Dispositivos de Saúde Oral

15 Fevereiro, 2024

A SPMS, EPE publicou o Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro com a referência 368/2023 para fornecimento de Dispositivos de Saúde Oral, tendo o mesmo entrado em vigor no dia 13 de fevereiro de 2024. O presente acordo inclui instrumentais como alavancas, boticões, brocas, curetas, limas entre outros, assim como os consumíveis. Neste Acordo-Quadro […]

Comitivas da Roménia visitam SPMS

14 Fevereiro, 2024

Nuno Costa, vogal executivo da SPMS, recebeu uma comitiva da Roménia, da área da Saúde, no dia 7 de fevereiro, com o objetivo de conhecer a estrutura e o modelo organizativo da SPMS. A visita, que decorreu na sede, em Lisboa, contou com Dragoș Garofil, antigo secretário de Estado da Saúde da Roménia. Esta foi […]

Voltar
Voltar para o topo.