Notícias

Participação da SPMS na eHealth Week da Roménia

14 Junho, 2019

Em matéria de eHealth, a participação ativa do Ministério da Saúde e da SPMS, EPE tem contribuído para aumentar a presença de Portugal na definição e implementação de várias medidas nesta área, ao nível internacional. Neste âmbito, e inserida na eHealth Week que decorreu na Roménia, a SPMS participou, ontem, dia 13 de junho, na conferência realizada no Palácio do Parlamento, em Bucareste.

O debate contou com representantes da Comissão Europeia e de diversas entidades de Saúde da União Europeia, centrando-se na exploração das várias sinergias que visam incrementar o papel da saúde digital no fortalecimento dos sistemas de saúde e, também, no aumento da qualidade dos cuidados prestados na Europa.

Melhorar a saúde e o bem-estar, aproveitando as oportunidades da saúde digital foi o mote do painel que contou com a participação, enquanto orador, de Henrique Martins. Na sua exposição, o Presidente da SPMS e Co-chair da eHealth Network, elencou algumas das ações estratégicas que Portugal tem em curso na área do eHealth e da cibersegurança.

Os oradores deste painel debateram questões relacionadas com interoperabilidade, registos de saúde eletrónicos, tecnologia e inovação como formas de melhorar o acesso à informação, com grandes benefícios para os cidadãos.

Atualmente, a SPMS é a entidade coordenadora do projeto europeu eHAction, focado no cidadão, e Co-chair da eHealth Network, uma rede voluntária composta pelas autoridades nacionais dos Estados-Membros responsáveis pelo eHealth.

logo Romania2019

SPMS reforça cooperação em Saúde Digital com países da CPLP

17 Maio, 2024

A SPMS marcou presença no Seminário “Diálogos da Cooperação em Saúde na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)”, a convite da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS). O evento, que decorreu no passado dia 15 de maio, concentrou-se nos desafios e oportunidades da digitalização do setor da saúde nos países integrantes da comunidade.

Aprovado novo regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde

13 Maio, 2024

O Parlamento Europeu aprovou, no dia 24 de abril, o novo regulamento que estabelece o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), marcando um avanço significativo na revolução digital da saúde na União Europeia. Esta medida estratégica tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos seus dados de saúde eletrónicos em todos os países membros, ao mesmo tempo que promove a interoperabilidade entre os sistemas de saúde europeus.

Voltar
Voltar para o topo.