Notícias

SPMS promove sessão de Design Thinking “SClínico Hospitalar + inteligente”

17 Maio, 2019

No dia 16 de maio, decorreu nas instalações da SPMS, em Lisboa, uma sessão de Design Thinking Sprint direcionada ao SClínico Hospitalar.

Contou com a presença de vários profissionais, desde médicos, a enfermeiros e profissionais TIC, de entidades como o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Centro Hospitalar do Baixo Vouga e o Hospital Garcia de Orta. As equipas do Centro Nacional de TeleSaúde e das áreas hospitalar, arquitetura e mobile da SPMS também participaram na sessão designada por “SClínico Hospitalar + inteligente”.

A temática centrou-se no desafio em encontrar resposta à questão: “No contexto da prática assistencial hospitalar, como podemos garantir, aos profissionais de saúde, acesso a mais e melhor informação, usando o telemóvel?”

Design Thinking é uma metodologia colaborativa de seleção de ideias e uma ferramenta de inovação. Este método criativo coloca as pessoas no centro das soluções, compreendendo o problema desde a sua raiz e testando soluções resultantes de misturas de ideias.

design2thinking

Nestas soluções, pensadas e apresentadas pelos participantes da sessão, incluíram-se uma solução de otimização e gestão de camas, uma solução de comunicação com o cidadão no contexto da prestação de cuidados intra-hospitalar e outra que emite alertas inteligentes, permitindo uma melhor organização das tarefas dos profissionais de saúde.

Estas sessões integram a prática de captação de ideias e feedback, bem como do desenvolvimento colaborativo com os utilizadores, com o objetivo de centrar o SClínico Hospitalar no cidadão.

Sempre na vanguarda da inovação, a SPMS continua a partilhar experiências na definição de novas soluções.

design3thinking
design1thinking

SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins - Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

Um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no IPOC

24 Setembro, 2020

Assinala-se, hoje, um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC). O SONHO/SClínico permitiu a consolidação da informação clínica e administrativa numa estrutura segura e organizada, com acesso imediato dentro e fora do IPO de Coimbra.

Voltar
co-financiamento
libero libero. luctus lectus Donec massa
Voltar para o topo.