SPMS participa na apresentação do Projeto SONHOv2 no Centro Hospitalar Universitário de S. João

10 Maio, 2019

A SPMS participou nesta sexta-feira, 10 de maio, na apresentação sobre a Implementação do Projeto SONHOv2 no Centro Hospitalar Universitário de S. João (CHSJ), que decorreu na Aula Magna da Faculdade de Medicina.

Fernando Araújo, Presidente do Conselho de Administração, deu o mote de abertura da sessão, dirigida aos profissionais de saúde do CHSJ, cujo objetivo foi esclarecer as fases de implementação do SONHOv2 –  Sistema Integrado de Informação Hospitalar, que irá contribuir para o salto qualitativo na atividade clínica, traduzindo-se na melhoria da qualidade e acessibilidade dos utentes, aos cuidados de saúde e das condições de trabalho de todos os profissionais de saúde.

Em representação da SPMS, estiveram presentes Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração e Bruno Trigo, da Coordenação dos Sistemas Hospitalares.

fernando araujo sao joao discursa

Planeada para junho, a implementação do SONHOv2 será fundamental para a uniformização de processos e na integração da informação clínica, contribuindo para aumentar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes do CHSJ.

De grande complexidade tecnológica, ” é um processo difícil, com muitos interlocutores”, como salientou Maria João Campos, Diretora do Serviço de Sistemas e Tecnologias de Informação e Comunicação do CHSJ, depois de dar nota de algumas medidas de contingência já definidas.

henrique martins e fernando araujo oradores

No início da sua intervenção, Henrique Martins sublinhou que “não é possível conceber a medicina moderna sem perceber de sistemas de informação”. Num tom informal, reconheceu a exigência deste projeto de“migrar um hospital em pleno funcionamento”, defendendo que o Serviço Nacional de Saúde deverá ter um “sistema de informação único e público.”

Henrique Martins reforçou a ideia de que “os sistemas de informação na saúde são feitos para facilitar a vida dos doentes”, sendo a informatização dos hospitais fulcral, bem como a necessária formação dos profissionais.

henrique martins discursa

Numa referência à transformação digital em curso na Saúde, reportou exemplos de sucesso de hospitais sem papel, que ao mudar de paradigma, melhoraram a sua prestação de serviços com alterações simples de rotinas e processos que passaram a ser digitais. “O que é que querem transformar no CHSJ?” foi o desafio lançado pelo Presidente da SPMS.

Com um agradecimento especial à colaboração da SPMS, o Presidente do Conselho de Administração do CHSJ encerrou a sessão, concluindo que “este projeto é de elevado risco, mas indispensável para o futuro do hospital.”

sonho no sao joao

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

SONHO V2 implementado com sucesso no CHTMAD

13 Julho, 2021

No dia 10 de julho realizou-se a implementação da Suite Hospitalar [SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)], no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD).