Notícias

SPMS na “I Convenção Internacional dos Enfermeiros”

10 Maio, 2019

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins, participou na I Convenção Internacional dos Enfermeiros, que começou hoje, dia 10 de maio, na Alfândega do Porto.

Henrique Martins reconheceu que “é com debates destes que se pensa no futuro dos sistemas de informação da saúde”, adiantando que “há, não só em Portugal como na Europa, pensamento para o futuro”, numa referência a medidas e novas estratégias em curso para o ecossistema dos sistemas de informação da saúde (SI).

Tendo a responsabilidade de “tomar conta de muitos SI velhos e  novos”, o dirigente afirmou  que “a SPMS defende que o sistema nacional de saúde deve ter o melhor software público fornecido pela SPMS, feito pelas pessoas do setor público e com os melhores contributos de todos os profissionais de saúde”.

henrique martins discursa convençao enfermeiros

No mês em que se assinala um ano de publicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), Henrique Martins evidenciou o direito do doente ao acesso integral do seu processo, admitindo que “há um desafio  imenso em Portugal, quando 1/3 da população não sabe ou não pode aceder à internet”.

Numa apresentação sucinta dos principais projetos e SI, o Presidente da SPMS reforçou a importância de colocar, no centro do sistema, o cidadão, referindo-se à existência de registos de enfermagem desde o nascer até quase à morte. Afirmou que Portugal é dos poucos países da Europa que sabe o número de vacinas administradas e recordou o papel importante do RENTEV e do testamento vital.

Deu nota dos desenvolvimentos dos sistemas nos cuidados de saúde primários, como o UNO, e dos avanços dos sistemas hospitalares, acrescentando que, atualmente, “há uma grande abertura, inclusivamente de grupos privados, para alinharem na área da cibersegurança, ou da semântica, nos padrões que vierem a ser definidos no setor público”.

francisco ramos discursa convençao

No painel com o tema “Uma Nova Ontologia”, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde (SEAS), Francisco Ramos, discursou depois de Henrique Martins, reafirmando “a confiança, respeito e reconhecimento no grupo profissional de enfermagem”.

Francisco Ramos sublinhou, também, a importância da integração dos cuidados e de colocar o cidadão no centro, reconhecendo os grandes desafios  que o sistema de saúde tem pela frente, em Portugal. Destacou, ainda, o papel da SPMS e dos sistemas de informação para garantir “a prestação de melhores cuidados de saúde”.

Organizada pela Ordem, a I Convenção Internacional dos Enfermeiros termina amanhã, dia 11 de maio.


Temas

| |

convençao enfermeiros

ULS Alentejo Central recebe primeiros computadores no âmbito do PRR 

22 Março, 2024

Foram entregues esta sexta-feira, 22 de março, os primeiros de cerca de 720 computadores, dos quais 491 desktops e 229 portáteis, destinados à modernização dos postos de trabalho dos cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alentejo Central (ULSAC).  O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre, assinalou a ocasião com a entrega […]

SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços

22 Março, 2024

No dia em que assinala o seu 14.º aniversário, a SPMS lança novo Catálogo de Produtos e Serviços, com os 40 mais impactantes. Digital e acessível através do site, este catálogo é estratégico e essencial para divulgar a oferta de produtos e serviços da SPMS, promover a imagem da organização e reforçar a marca e […]

Catálogo de Produtos e Serviços SPMS

SPMS distinguida na HIMSS24

21 Março, 2024

A SPMS participou na conferência HIMSS24 Global Health, que decorreu em Orlando, nos Estados Unidos da América, entre os dias 11 e 15 de março. No âmbito da representação portuguesa, Cátia Sousa Pinto, gestora do Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais da SPMS, foi distinguida com o prémio HIMSS Policy Influencer Award 2024, […]

Voltar
Voltar para o topo.