SPMS na “I Convenção Internacional dos Enfermeiros”

10 Maio, 2019

O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins, participou na I Convenção Internacional dos Enfermeiros, que começou hoje, dia 10 de maio, na Alfândega do Porto.

Henrique Martins reconheceu que “é com debates destes que se pensa no futuro dos sistemas de informação da saúde”, adiantando que “há, não só em Portugal como na Europa, pensamento para o futuro”, numa referência a medidas e novas estratégias em curso para o ecossistema dos sistemas de informação da saúde (SI).

Tendo a responsabilidade de “tomar conta de muitos SI velhos e  novos”, o dirigente afirmou  que “a SPMS defende que o sistema nacional de saúde deve ter o melhor software público fornecido pela SPMS, feito pelas pessoas do setor público e com os melhores contributos de todos os profissionais de saúde”.

henrique martins discursa convençao enfermeiros

No mês em que se assinala um ano de publicação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), Henrique Martins evidenciou o direito do doente ao acesso integral do seu processo, admitindo que “há um desafio  imenso em Portugal, quando 1/3 da população não sabe ou não pode aceder à internet”.

Numa apresentação sucinta dos principais projetos e SI, o Presidente da SPMS reforçou a importância de colocar, no centro do sistema, o cidadão, referindo-se à existência de registos de enfermagem desde o nascer até quase à morte. Afirmou que Portugal é dos poucos países da Europa que sabe o número de vacinas administradas e recordou o papel importante do RENTEV e do testamento vital.

Deu nota dos desenvolvimentos dos sistemas nos cuidados de saúde primários, como o UNO, e dos avanços dos sistemas hospitalares, acrescentando que, atualmente, “há uma grande abertura, inclusivamente de grupos privados, para alinharem na área da cibersegurança, ou da semântica, nos padrões que vierem a ser definidos no setor público”.

francisco ramos discursa convençao

No painel com o tema “Uma Nova Ontologia”, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde (SEAS), Francisco Ramos, discursou depois de Henrique Martins, reafirmando “a confiança, respeito e reconhecimento no grupo profissional de enfermagem”.

Francisco Ramos sublinhou, também, a importância da integração dos cuidados e de colocar o cidadão no centro, reconhecendo os grandes desafios  que o sistema de saúde tem pela frente, em Portugal. Destacou, ainda, o papel da SPMS e dos sistemas de informação para garantir “a prestação de melhores cuidados de saúde”.

Organizada pela Ordem, a I Convenção Internacional dos Enfermeiros termina amanhã, dia 11 de maio.

convençao enfermeiros

Vacina Covid-19 I Mais de 78 milhões de mensagens enviadas em 2 anos

30 Janeiro, 2023

A primeira convocatória para a vacina contra a Covid-19, através de mensagens (SMS) do número 2424, foi enviada no dia 29 de janeiro de 2021. Nestes dois anos, mais de 78 milhões de SMS, exclusivamente de agendamento, foram enviadas para os utentes elegíveis para vacinação em cada fase do processo.

banner termos e condiçoes app sns 24

“As eHealth Sessions são uma aposta ganha”

28 Janeiro, 2023

“Tem sido uma experiência muito interessante”, frisou Luís Goes Pinheiro, presidente da SPMS, na abertura da quarta e última eHealth Sessions, que decorreu no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), na manhã do dia 27 de janeiro.

Acordo-Quadro 2022/10 – Para Fornecimento de Material de Penso de Efeito Terapêutico

27 Janeiro, 2023

A SPMS, EPE publicou o Concurso Público Internacional para a formação do Acordo-Quadro CP 2022/10 – Para fornecimento de Material de Penso de Efeito Terapêutico, que entrou em vigor no dia 26 de janeiro. Este acordo-quadro inclui vários tipos de penso e materiais, cujo efeito terapêutico no tratamento de feridas promove e otimiza a sua […]