Notícias

SPMS é a entidade nacional pública com maior atividade em projetos H2020 na Saúde

21 Maio, 2019

Portugal tem sido, desde 2012, beneficiário de financiamentos pelo Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação.

Dados divulgados pela Agência Nacional de Inovação, no passado dia 08 de maio, demonstram que a SPMS se posiciona em segundo lugar no ranking das entidades nacionais com maior número de participações em projetos de financiamentos pelo H2020. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é a entidade com mais participações.

No âmbito do desenvolvimento de projetos internacionais, e em representação de Portugal, a SPMS tem estado envolvida em vários projetos cofinanciados, incluindo a coordenação de alguns, nomeadamente do “eHAction – Joint Action to support the eHN”. Neste contexto, a SPMS assume a liderança das entidades portuguesas com maior atividade em projetos internacionais no setor da saúde.

Focando-se, essencialmente, em produtos, serviços tecnológicos e conceitos inovadores, a SPMS tem atuado sobretudo na área do eHealth, visando a criação de sinergias, a partilha de informação transfronteiriça entre organizações, através de uma visão comum e de boas práticas, com fortes benefícios para os profissionais de saúde e os cidadãos.

Horizonte 2020 representa o maior instrumento da Comunidade Europeia orientado para o apoio à investigação, através do cofinanciamento de projetos de investigação, inovação e demonstração. O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.

banner_spms7

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.