Notícias

Reunião do Grupo de Acompanhamento para CiberSegurança na Saúde

3 Maio, 2019

A SPMS promoveu a 2ª reunião do Grupo de Acompanhamento para a CiberSegurança na Saúde (GACS) que decorreu ontem, dia 02 de maio, nas instalações do Infarmed, em Lisboa.

Contando com a participação de cerca de 35 representantes de entidades de Saúde, organismos da Administração pública e privada, associações, entre outros, o encontro permitiu debater o Regulamento de Funcionamento do GACS, nomeadamente o âmbito de atuação, modelo de integração de novos membros, entre outros.

cibers1

Com moderação de Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, discutiram-se diversos temas, entre os quais, o envolvimento futuro da academia, escolas e de associações de doentes. Ainda durante a reunião, a SPMS e o Infarmed realizaram apresentações no âmbito da “Prevenção, educação e sensibilização (eixo 2)” da proposta da nova Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço, partilhando algumas das iniciativas que têm vindo a realizar neste domínio.

ciber5

Por fim, foram constituídos 3 grupos de trabalho específicos, com a definição de objetivos e planos de trabalho para 2019. Contou com uma breve intervenção do Contra-Almirante Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Cibersegurança, que admitiu que esta iniciativa é inovadora na Administração pública e encorajou o grupo a levar mais longe estes trabalhos.

A partilha de experiências, conhecimento e iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas constituem uma das grandes mais-valias deste Grupo, que continuará a impulsionar o debate e a aprendizagem, de modo a contribuir para a cibersegurança e a proteção de dados, em particular no setor da Saúde.

ciber3
banner ciber

SPMS integra Rede Nacional de CSIRT

14 Dezembro, 2020

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de dezembro, a Rede Nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do setor da Saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

2ª edição do Cyber Security Workshop começou hoje

11 Fevereiro, 2020

Começou hoje, Dia da Internet Segura, o 2nd Cyber Security Workshop, promovido pela SPMS, EPE, contando com participação de 10 países: Portugal, Hong Kong, Reino Unido, EUA, Suécia, Singapura, Áustria, Suécia, Estónia e Arábia Saudita.

Cyber Security Workshop2

Portugal lidera Grupo Europeu de Cibersegurança para a Saúde

30 Janeiro, 2020

Portugal foi, no dia 29 de janeiro, eleito como Chair do Work Stream criado para o Sector da Saúde, no âmbito do NIS Cooperation Group. O Centro Nacional de Cibersegurança, enquanto autoridade NIS, irá coordenar os trabalhos, com o apoio SPMS, em particular do Núcleo de Cibersegurança.

Voltar
co-financiamento
diam ultricies ut velit, id, eleifend
Voltar para o topo.