Notícias

Reunião do Grupo de Acompanhamento para CiberSegurança na Saúde

3 Maio, 2019

A SPMS promoveu a 2ª reunião do Grupo de Acompanhamento para a CiberSegurança na Saúde (GACS) que decorreu ontem, dia 02 de maio, nas instalações do Infarmed, em Lisboa.

Contando com a participação de cerca de 35 representantes de entidades de Saúde, organismos da Administração pública e privada, associações, entre outros, o encontro permitiu debater o Regulamento de Funcionamento do GACS, nomeadamente o âmbito de atuação, modelo de integração de novos membros, entre outros.

cibers1

Com moderação de Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, discutiram-se diversos temas, entre os quais, o envolvimento futuro da academia, escolas e de associações de doentes. Ainda durante a reunião, a SPMS e o Infarmed realizaram apresentações no âmbito da “Prevenção, educação e sensibilização (eixo 2)” da proposta da nova Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço, partilhando algumas das iniciativas que têm vindo a realizar neste domínio.

ciber5

Por fim, foram constituídos 3 grupos de trabalho específicos, com a definição de objetivos e planos de trabalho para 2019. Contou com uma breve intervenção do Contra-Almirante Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Cibersegurança, que admitiu que esta iniciativa é inovadora na Administração pública e encorajou o grupo a levar mais longe estes trabalhos.

A partilha de experiências, conhecimento e iniciativas que têm vindo a ser desenvolvidas constituem uma das grandes mais-valias deste Grupo, que continuará a impulsionar o debate e a aprendizagem, de modo a contribuir para a cibersegurança e a proteção de dados, em particular no setor da Saúde.

ciber3
banner ciber

SPMS intervém na conferência “Desafios da Cibersegurança”

8 Março, 2024

A preparação dos sistemas digitais públicos e privados é um desafio de longa duração e um trabalho em permanente atualização, que deve começar por “capacitar as pessoas para mudar comportamentos”, defendeu Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança da SPMS, na conferência “Desafios da Cibersegurança”, que decorreu em Lisboa, ontem, dia 6 de março. Para […]

SPMS dinamiza atividades no “Mês Europeu da Cibersegurança”

30 Outubro, 2023

O Mês Europeu da Cibersegurança (European CyberSecurity Month – ECSM) é comemorado em outubro, com diversos eventos e atividades nos vários países europeus.   Sob o tema “Cibersecurity is a shared responsability”, visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço e sensibilizar cidadãos, empresas e organizações públicas para comportamentos a adotar no âmbito da […]

Notícias NEWSLETTER 01_Site SPMS_Em foco
Voltar
Voltar para o topo.