Notícias

Programa “Diz Não a uma Seringa em Segunda Mão” – Relatório de 2018

29 Maio, 2019

O Programa Troca de Seringas – “Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão” (PTS) distribuiu mais de 1 milhão e 300 mil seringas e 724 453 mil preservativos em 2018. São números expressivos que constam do Relatório Anual do Programa que há 25 anos faz a diferença na vida de milhares de pessoas.

Representando um exemplo de boas práticas nacional e com grande reconhecimento internacional, o PTS mantém a sua atualidade enquanto programa de redução de riscos e minimização de danos associados à prática de consumo de drogas por via injetável.

A distribuição é assegurada em vários locais do país, desde farmácias, a equipas de rua e unidades de saúde que colaboram para o sucesso do PTS, considerado pela Comissão Europeia como o melhor Programa apresentado por um país comunitário.

Da competência da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Programa Nacional para a Infeção VIH e SIDA, desde 1993, a gestão do Programa Troca de Seringas tem sido assegurada pela SPMS, EPE, desde janeiro de 2013, cujas atribuições traduzem-se nas compras centralizadas dos componentes dos kits e de serviços para o bom funcionamento do PTS.

O Relatório Anual de 2018 demonstra a evolução do número de seringas distribuídas/trocadas de 2013 a 2018, os dados de distribuição por distrito e estruturas participantes e algumas notas gerais. Disponibilizamos para consulta aqui

banner troca de seringas

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SPMS presente no Council Meeting da European Union of Private Hospitals

24 Junho, 2022

Subordinado ao tema “Transformação Digital em Saúde”, a participação da SPMS teve como enfoque a digitalização dos cuidados de saúde para o cidadão, enquanto prioridade para a União Europeia e sublinhou que tal deve mobilizar tanto o setor público como o privado, uma vez que o cidadão movimenta-se entre estas duas realidades.

Council meeting_24_60_22
Voltar
co-financiamento
elit. commodo in Lorem ante. consequat. suscipit Praesent amet, risus ut justo
Voltar para o topo.