Notícias

Centro Hospitalar Póvoa de Varzim-Vila do Conde entrega informação do Relatório de Contas 2018 através do SICC SNC-AP

30 Maio, 2019

O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim-Vila do Conde é uma das primeiras entidades, em toda a Administração Pública, a enviar com sucesso os ficheiros S3CP para o Tribunal de Contas e validados pela UNILEO, através do SICC SNC-AP (Sistema de Informação Centralizado de Contabilidade): “…Ficheiros processados/ Documentos entregues com sucesso.”

Disponibilizado pela Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) em 2014, o SICC permite maior fiabilidade, segurança e simplificação de processos. Incorpora o novo normativo contabilístico SNC-AP (Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas), que reporta informação às entidades competentes, através do modelo aprovado legalmente, para as entidades públicas, em ficheiros S3CP produzidos pelo SICC.

O Centro Hospitalar Póvoa de Varzim-Vila do Conde é uma das 48 entidades com SICC- SNC-AP e, pela primeira vez, efetuou o encerramento de contas em SNC-AP, sendo também uma das primeiras entidades públicas a concluir este processo.

A adoção do SNC-AP é transversal a toda a Administração Pública, como ficou definido pela Portaria n.º 128/2017 de 5 de abril. Enquadra-se na reforma da administração financeira do Estado e é convergente com os sistemas que vêm sendo adotados a nível internacional, designadamente no que respeita ao alinhamento da contabilidade financeira com as IPSAS (International Public Sector Accounting Standards), verificando-se, assim, um acréscimo de transparência, accountability e de informação para apoio à decisão.

Em 2018, o SICC foi utilizado por 91% das entidades do SNS, registando de forma centralizada cerca de 4 milhões de documentos contabilísticos. Neste momento, há mais instituições a fechar contas em SNC-AP, através da Solução Centralizada da SPMS.

banner SICC

Acordo-Quadro 957/2024 – Prestação de Serviços de Seguro de Acidentes de Trabalho

16 Abril, 2024

A SPMS, E.P.E. publicou o Concurso Público para a Celebração de Acordo-Quadro para a Prestação de Serviços de Seguro de Acidentes de Trabalho, com a referência 957/2024, no dia 15 de abril, no Jornal Oficial da União Europeia (JOUE). Este Acordo-Quadro disponibilizará às entidades do Serviço Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde, um instrumento […]

SPMS participa no G20 Brasil

12 Abril, 2024

No âmbito da participação portuguesa nas atividades da presidência brasileira do G20, a SPMS esteve presente na segunda reunião do Grupo de Trabalho de Saúde do G20, que decorreu em Brasília, nos dias 7 e 8 de abril. A reunião promoveu a comunicação e o debate acerca de temas emergentes, dos desafios e da transformação […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

Voltar
Voltar para o topo.