Notícias

Participação da SPMS no projeto “Global Digital Health Partnership”

10 Abril, 2019

O projeto GDHP – Global Digital Health Partnership tem disponível, desde dia 03 de abril, os primeiros deliverables que visam a partilha de experiências no ehealth, em áreas-chave como “Clinical and Consumer Engagement”, “Cyber Security”, “Evidence and evaluation” “Interoperability” e “Policy Environments”.

Pretende-se que estes documentos auxiliem as abordagens estratégicas, o planeamento, priorização de investimentos, assim como a avaliação das iniciativas na área da saúde digital.

A SPMS foi a principal dinamizadora na elaboração do documento Cybersecurity Report, com contributos da Austrália e Reino Unido, e registando um avanço significativo através do workshop técnico que decorreu em Lisboa, entre 16 e 17 de janeiro. Este documento destaca as várias oportunidades para aumentar a maturidade da cibersegurança, abrangendo tecnologias, processos e pessoas, em todo o setor de saúde internacional.

A primeira versão do documento foi apresentada, pela SPMS, no GDHP Summit in New Delhi February 2019: 25-26 fevereiro, no âmbito do Work stream: Cyber Security.

Apesar de ser um elemento ativo desde setembro 2018 neste grupo, Portugal passou a ser, formalmente, um novo membro do GDHP, no Summit da Índia.

Os documentos encontram-se disponíveis, desde dia 03 de abril, em: https://www.gdhp.org/media-hub/news_feed/gdhp-reports.

esfera armilar, fundo azul

SPMS intervém na conferência “Desafios da Cibersegurança”

8 Março, 2024

A preparação dos sistemas digitais públicos e privados é um desafio de longa duração e um trabalho em permanente atualização, que deve começar por “capacitar as pessoas para mudar comportamentos”, defendeu Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança da SPMS, na conferência “Desafios da Cibersegurança”, que decorreu em Lisboa, ontem, dia 6 de março. Para […]

SPMS dinamiza atividades no “Mês Europeu da Cibersegurança”

30 Outubro, 2023

O Mês Europeu da Cibersegurança (European CyberSecurity Month – ECSM) é comemorado em outubro, com diversos eventos e atividades nos vários países europeus.   Sob o tema “Cibersecurity is a shared responsability”, visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço e sensibilizar cidadãos, empresas e organizações públicas para comportamentos a adotar no âmbito da […]

Notícias NEWSLETTER 01_Site SPMS_Em foco

SPMS integra Rede Nacional de CSIRT

14 Dezembro, 2020

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de dezembro, a Rede Nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do setor da Saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

Voltar
Voltar para o topo.