Notícias

CPARA em destaque no Jornal I

30 Abril, 2019

O CPARA – Catálogo Português de Alergias e Outras Reações Adversas foi tema de destaque num artigo sobre o mundo das alergias, publicado no dia 26 de abril no Jornal I.

Elaborado em 2012, o CPARA constitui a primeira forma de registo estruturado nas instituições do SNS, seguindo uma norma da Direção-Geral de Saúde que recomendou o registo da informação sobre alergias e reações adversas por todos os profissionais de saúde.

A atual versão do CPARA apresenta-se de acordo com a edição internacional da terminologia clínica SNOMED CT, publicada em julho de 2017. O CPARA é utilizado pelos sistemas SClínico CSP e SClínico Hospitalar e pela PEM – Prescrição eletrónica médica, que avisa os médicos sempre que um doente tem uma alergia, reforçando assim a segurança.

Na Área do Cidadão já é possível os portugueses registarem as suas alergias e na aplicação MySNS Carteira podem consultar e fazer download do cartão de alergias.

Consulte a edição digital do artigo “O grande catálogo das alergias que ajuda a diminuir o perigo”, com declarações de Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS.

banner genérico SPMS

SClínico Hospitalar nos Serviços de Urgência da ULS da Guarda

19 Novembro, 2020

A implementação do módulo de urgência do SClínico Hospitalar na Unidade Local de Saúde da Guarda (Hospital Sousa Martins - Guarda, Hospital Nossa Senhora da Assunção – Seia e SUB de Vila Nova de Foz Côa) arrancou no dia 17 de novembro.

Um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no IPOC

24 Setembro, 2020

Assinala-se, hoje, um ano de implementação do SONHOv2/SClínico no Instituto Português de Oncologia de Coimbra (IPOC). O SONHO/SClínico permitiu a consolidação da informação clínica e administrativa numa estrutura segura e organizada, com acesso imediato dentro e fora do IPO de Coimbra.

Voltar
co-financiamento
at fringilla Aliquam Curabitur risus non commodo
Voltar para o topo.