Notícias

SPMS promove sessões sobre alteração de autenticação da Área do Cidadão

1 Março, 2019

No âmbito da alteração de autenticação da Área do Cidadão do Portal SNS, a SPMS promoveu várias ações de formação dirigidas aos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES). Nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, as sessões decorreram nas instalações do CCM SNS, na Maia, e nos dias 27 e 28 de fevereiro na SPMS, em Lisboa.

Tendo como destinatários os profissionais que trabalham nos balcões do RENTEV, o objetivo centrou-se em explicar o processo de ativação das Chaves Móveis Digitais (CMD), capacitando-os no apoio aos cidadãos para ativarem a sua CMD e, assim, continuarem a aceder à Área do Cidadão. Estes profissionais foram escolhidos pelo grande contacto que têm com o cidadão e porque o Testamento Vital, em formato digital, só pode ser consultado através da Área do Cidadão.

area cidadao formaçao
area cidadao formaçao_2

Pela localização geográfica, as ações realizadas na Maia dirigiram-se aos profisionais dos ACES da ARS Centro e da ARS Norte e, em Lisboa, para os ACES da ARS Algarve, ARS Alentejo e ARS LVT.

area cidadao formaçao_3

Inserindo-se no Registo de Saúde Eletrónico (RSE), a Área do Cidadão do Portal SNS é uma plataforma cada vez mais utilizada no acesso a dados de saúde e serviços digitais. A autenticação irá passar a ser realizada exclusivamente através da CMD e do Cartão do Cidadão (CC) como meio de reforço da segurança de dados dos utentes.

banner_spms3

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.