Notícias

SPMS melhora acessibilidade dos sites do Ministério da Saúde

3 Janeiro, 2019

Até setembro deste ano, os sites da Administração Pública, publicados desde setembro de 2018, têm que cumprir regras de acessibilidade Web.

Neste âmbito, a SPMS, EPE, em colaboração com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tem estado a trabalhar para melhorar a acessibilidade dos portais do Ministério da Saúde, para que possam ser usados, de igual forma, por cidadãos com e sem deficiência.

Desenvolvidos pela SPMS, os sites do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Inspeção-Geral das Atividades da Saúde (IGAS) atingem patamares de excelência, cumprindo totalmente os níveis de acessibilidade e encontrando-se, atualmente, entre os 10 melhores sites da Administração Pública.

A adaptação para as versões mobile e a criação de ambientes de Desenvolvimento, Qualidade e Produção, seguindo as diretrizes de acessibilidade para o Conteúdo Web (Web Content Acessibility Guideline – WCAG) do Consórcio World Wide Web (W3C) têm sido os principais desafios. Mas esta uniformização e harmonia dos portais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem contribuído para se fazer mais e melhor.

Na vanguarda da acessibilidade Web, Portugal tem sido pioneiro na introdução e modernização de normas abertas e transparentes para a informação em suporte digital. Em 1999, foi o primeiro Estado-membro a reconhecer a importância da acessibilidade dos sites e a aderir às diretrizes de acessibilidade W3C. Em 2011, ficou em segundo lugar na “acessibilidade web” entre 192 Estados-membros da ONU.

De forma a cumprir os requisitos de acessibilidade e de responsabilidade social, a SPMS, EPE continua a trabalhar no desenvolvimento dos websites das instituições (mais de 50) de Saúde, tendo como objetivo alcançar níveis de excelência.

Banner_Noticia_ACESSIBILIDADE-02-1366x512

SPMS reforça cooperação em Saúde Digital com países da CPLP

17 Maio, 2024

A SPMS marcou presença no Seminário “Diálogos da Cooperação em Saúde na Comunidade de Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP)”, a convite da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS). O evento, que decorreu no passado dia 15 de maio, concentrou-se nos desafios e oportunidades da digitalização do setor da saúde nos países integrantes da comunidade.

Aprovado novo regulamento do Espaço Europeu de Dados de Saúde

13 Maio, 2024

O Parlamento Europeu aprovou, no dia 24 de abril, o novo regulamento que estabelece o Espaço Europeu de Dados de Saúde (EEDS), marcando um avanço significativo na revolução digital da saúde na União Europeia. Esta medida estratégica tem como objetivo facilitar o acesso dos cidadãos aos seus dados de saúde eletrónicos em todos os países membros, ao mesmo tempo que promove a interoperabilidade entre os sistemas de saúde europeus.

Voltar
Voltar para o topo.