Notícias

SONHO v2 implementado com sucesso no CHLO

29 Janeiro, 2019

No dia 19 de janeiro, realizou-se, com sucesso, a Implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)), no Centro Hospitalar Lisboa Central (CHLO).

A grande complexidade tecnológica deste processo implicou a migração da versão 1 do Sistema Integrado de Informação Hospitalar (SONHO) para a versão 2, com o redesenho das interfaces anteriormente existentes na instituição, e que se encontram agora a utilizar a plataforma de integração da SPMS (LIGHt).

Este projeto de transformação digital  incluiu 3 hospitais ( Hospital São Francisco Xavier, Hospital Egas Moniz e Hospital de Santa Cruz), cerca de 2 200 postos informáticos e aproximadamente 4 000 utilizadores.

montagem hospitais sonho

Ao efetuar esta atualização, passou a estar disponível na instituição o módulo de Cirurgia de ambulatório, bem como a versão mais recente da Visão Clínica Integrada, com todos os módulos já concluídos. Iniciou-se também a disponibilização de acesso aos dashboards dirigidos às equipas de enfermagem, no contexto do BI SClínico Hospitalar.

Com esta atualização deu-se um passo importante na direção da uniformização de processos, e na integração da informação clínica, de modo a aumentar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes do CHLO e só foi possível com o trabalho conjunto e coordenado das equipas técnicas da SPMS, EPE e do CHLO.

equipa_sonho

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.