Notícias

Cibersegurança na Saúde

13 Dezembro, 2018

Mais de 50 altos dirigentes de instituições do Ministério da Saúde reuniram-se para sessão de formação sobre Cibersegurança nesta quinta-feira, 13 de dezembro, no Pequeno Auditório da Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa.

No mundo em que vivemos, capacitar as organizações no reconhecimento dos riscos existentes, de forma a consolidar estratégias para reforçar a segurança do ecossistema da Saúde torna-se imprescindível.

Esta formação para altos dirigentes vem contribuir para esta capacitação. Francisco Ramos, Secretário de Estado e Adjunto da Saúde participou na sessão de abertura, apelando ao envolvimento de todos os dirigentes da Saúde, referindo que “o caminho é a formação e a partilha de conhecimento entre as diversas instituições”. O Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins, e o Contra-Almirante Gameiro Marques, Diretor-Geral do Gabinete Nacional de Segurança e Autoridade Nacional de Segurança também marcaram presença na abertura da “Formação em Cibersegurança na Saúde para Altos Dirigentes”, que conta também com a parceria do Centro Nacional de Cibersegurança.

Ontem, 12 de dezembro, numa reunião que decorreu na Fortaleza de São Julião da Barra, com vários representantes de entidades dos setores público, social, privados e associações, foi criado Grupo de Acompanhamento no seio do sistema de saúde para a Cibersegurança. A próxima reunião está agendada para janeiro.

Estas iniciativas incluem-se nas 10 semanas da Cibersegurança que a SPMS, EPE está a promover, com o objetivo de contribuir para impulsionar o apoio à decisão, a promoção e sensibilização de uma cultura de Cibersegurança e ciberesiliência, bem como para a divulgação do conhecimento e adoção de melhores práticas por parte das organizações de Saúde.    

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
libero Nullam Sed luctus commodo et, venenatis ante. felis elementum nunc
Voltar para o topo.