SPMS promove 2.ª Reunião do CCeSIS

22 Novembro, 2018

A SPMS, EPE recebeu, ontem, dia 21 de novembro, nas suas instalações em Lisboa, a 2.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS,  órgão permanente do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde).

Esta reunião teve como finalidade fazer o ponto de situação das iniciativas desenvolvidas no âmbito da ENESIS 2020 e, também, dos Sistemas de Informação dos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares, passando pela temática da Cibersegurança e Roadmap para a construção da ENESIS 2020-2022.

cesis

A SPMS EPE, através do CeSIS, apresentou as principais iniciativas da ENESIS 2020, que têm vindo a ser implementadas pelas diferentes entidades do SNS, com destaque para a interoperabilidade, técnica e semântica, a arquitetura de referência do eSIS, ou as diferentes medidas que constituem o programa simplex.

Foi ainda apresentado o ponto de situação e a estratégia definida para os sistemas de informação dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares, peças basilares do Sistema de Informação de Saúde. Numa perspetiva de projetar o futuro, foi iniciada a discussão sobre a nova estratégia do eSIS, para o horizonte 2020-2022, tendo sido apresentado o caminho previsto para a elaboração da nova estratégia, que deverá estar concluída no próximo ano.

Sobre este ponto foi particularmente útil auscultar a opinião dos representantes das entidades presentes, contributo essencial para a construção da nova ENESIS, que se pretende seja abrangente e participada por todas as entidades que intervêm, de alguma forma, no ciclo de vida da informação relacionada com todas as dimensões da saúde dos cidadãos.

cesis_2

Para analisar estes temas, e num espírito de cooperação e partilha de informação e de experiências, apresentando pontos de vista distintos, mas construtivos, participaram representantes de diversas entidades.

Estiveram presentes elementos da Ordem dos Médicos -Frederico Reis, da Ordem dos Psicólogos – Isabel Trindade, da Ordem dos Enfermeiros – Hélder Costa, da Ordem dos Farmacêuticos – João Rijo, da Ordem dos Médicos Dentistas – Ricardo Pinto e Artur Miler, da Ordem dos Nutricionistas – Rui da Silva, da ANF – Miguel Lança, da AFP – Vânia Fernandes, da APAH – Teresa Magalhães e da Plataforma Saúde em Diálogo – Teresa Cardoso.

A SPMS, EPE esteve representada por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, pelos Diretores de Sistemas de Informação e elementos que integram o Núcleo de Coordenação do eSIS, da Direção de Sistemas de Informação (CeSIS).

O CCeSIS  visa recolher opiniões e recomendações de representantes de várias entidades, interessadas no eSIS e com a missão de prover aconselhamento sobre a ENESIS 2020, bem como apoiar a sua operacionalização.

cesis_3
banner genérico SPMS

Aenean quis, nunc ut consectetur risus libero sed