Notícias

SPMS promove 2.ª Reunião do CCeSIS

22 Novembro, 2018

A SPMS, EPE recebeu, ontem, dia 21 de novembro, nas suas instalações em Lisboa, a 2.ª reunião do Conselho Consultivo do eSIS – CCeSIS,  órgão permanente do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde).

Esta reunião teve como finalidade fazer o ponto de situação das iniciativas desenvolvidas no âmbito da ENESIS 2020 e, também, dos Sistemas de Informação dos Cuidados de Saúde Primários e Hospitalares, passando pela temática da Cibersegurança e Roadmap para a construção da ENESIS 2020-2022.

cesis

A SPMS EPE, através do CeSIS, apresentou as principais iniciativas da ENESIS 2020, que têm vindo a ser implementadas pelas diferentes entidades do SNS, com destaque para a interoperabilidade, técnica e semântica, a arquitetura de referência do eSIS, ou as diferentes medidas que constituem o programa simplex.

Foi ainda apresentado o ponto de situação e a estratégia definida para os sistemas de informação dos Cuidados de Saúde Primários e dos Cuidados Hospitalares, peças basilares do Sistema de Informação de Saúde. Numa perspetiva de projetar o futuro, foi iniciada a discussão sobre a nova estratégia do eSIS, para o horizonte 2020-2022, tendo sido apresentado o caminho previsto para a elaboração da nova estratégia, que deverá estar concluída no próximo ano.

Sobre este ponto foi particularmente útil auscultar a opinião dos representantes das entidades presentes, contributo essencial para a construção da nova ENESIS, que se pretende seja abrangente e participada por todas as entidades que intervêm, de alguma forma, no ciclo de vida da informação relacionada com todas as dimensões da saúde dos cidadãos.

cesis_2

Para analisar estes temas, e num espírito de cooperação e partilha de informação e de experiências, apresentando pontos de vista distintos, mas construtivos, participaram representantes de diversas entidades.

Estiveram presentes elementos da Ordem dos Médicos -Frederico Reis, da Ordem dos Psicólogos – Isabel Trindade, da Ordem dos Enfermeiros – Hélder Costa, da Ordem dos Farmacêuticos – João Rijo, da Ordem dos Médicos Dentistas – Ricardo Pinto e Artur Miler, da Ordem dos Nutricionistas – Rui da Silva, da ANF – Miguel Lança, da AFP – Vânia Fernandes, da APAH – Teresa Magalhães e da Plataforma Saúde em Diálogo – Teresa Cardoso.

A SPMS, EPE esteve representada por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, pelos Diretores de Sistemas de Informação e elementos que integram o Núcleo de Coordenação do eSIS, da Direção de Sistemas de Informação (CeSIS).

O CCeSIS  visa recolher opiniões e recomendações de representantes de várias entidades, interessadas no eSIS e com a missão de prover aconselhamento sobre a ENESIS 2020, bem como apoiar a sua operacionalização.

cesis_3
banner genérico SPMS

SPMS distinguida com Portugal Digital Awards 2021

15 Dezembro, 2021

A SPMS foi distinguida com o galardão Portugal Digital Awards 2021 pelo projeto Certificado Digital COVID da UE. A cerimónia de entrega de prémios decorreu ontem, 14 de dezembro, em Lisboa, transmitida em livestream.

prémio IDC_noticia

SPMS distinguida com “Prémio Transformação Digital 2021”

30 Novembro, 2021

A SPMS foi distinguida com o Prémio Transformação Digital 2021 pelo “Certificado Digital da UE" na categoria Proximidade com o Cidadão e Sociedade mais Inclusiva. Promovida pela Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), a cerimónia de entrega de prémios realizou-se no dia 26 de novembro e foi transmitida via online.

SPMS vence Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE

25 Novembro, 2021

A SPMS recebeu o Prémio Políticas Públicas do IPPS-ISCTE com o portal de agendamento online para a vacinação contra a covid-19. A cerimónia de entrega dos prémios realizou-se nesta quinta-feira, 25 de novembro, de forma presencial no Instituto para as Políticas Públicas e Sociais (IPPS) do ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, com transmissão através do YouTube.

prémio ISCTE_noticia
Voltar
co-financiamento
Aenean quis, nunc ut consectetur risus libero sed
Voltar para o topo.