SPMS participa na 1ª edição “Hack The Brain”

14 Novembro, 2018

No âmbito da cooperação com a comunidade académica e Instituições de Ensino Superior, a SPMS, EPE participou na primeira edição do “HACK THE BRAIN@UBIMedical”, o Hackathon da área da saúde, que decorreu nos dias 10 e 11 de novembro, na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã.

Organizado pela UBI, este evento acolhe projetos empreendedores que envolvam tecnologia na saúde e contou com a participação de sete equipas de estudantes das áreas de Medicina, Engenharia Informática, Gestão, Economia, Engenharia Biomédica e Engenharia Biológica.

Em representação da SPMS, EPE, Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, apresentou alguns desafios que a indústria da saúde enfrenta atualmente, sugerindo três temas: Interoperabilidade, Centralidade no Utente e Inteligência Artificial. Estiveram ainda presentes dois elementos da Coordenação dos Sistemas Hospitalares da SPMS, Duarte Sequeira, membro do júri, e Joana Vilas Boas, oradora e mentora das equipas.

SPMS participa na 1ª edição "Hack The Brain"

As equipas tiveram 24 horas para apresentarem um projeto de startupinovador e dinamizador, que respondesse a uma ou mais vertentes abordadas na sessão. O projeto vencedor desenvolveu um mecanismo para melhorar a gestão de fluxos de pessoas dentro de unidades hospitalares, com uma vertente de auxílio à orientação espacial do utente neste contexto, à semelhança de um GPS, recorrendo a sensores de proximidade de curta distância.

No evento foram também apresentadas propostas de solução para prever o risco de saúde mental com base em publicações nas redes sociais, sistemas de gestão de expetativas e de comunicação com o utente na prestação de cuidados, entre outras.

A articulação com a comunidade académica é da maior importância para a missão da SPMS, prevendo-se o estreitar destas ligações em outras vertentes.

SPMS participa na 1ª edição "Hack The Brain"_2

Praesent nunc risus commodo pulvinar felis Praesent mattis leo Lorem ante.