Notícias

SPMS participa na 1ª edição “Hack The Brain”

14 Novembro, 2018

No âmbito da cooperação com a comunidade académica e Instituições de Ensino Superior, a SPMS, EPE participou na primeira edição do “HACK THE BRAIN@UBIMedical”, o Hackathon da área da saúde, que decorreu nos dias 10 e 11 de novembro, na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã.

Organizado pela UBI, este evento acolhe projetos empreendedores que envolvam tecnologia na saúde e contou com a participação de sete equipas de estudantes das áreas de Medicina, Engenharia Informática, Gestão, Economia, Engenharia Biomédica e Engenharia Biológica.

Em representação da SPMS, EPE, Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, apresentou alguns desafios que a indústria da saúde enfrenta atualmente, sugerindo três temas: Interoperabilidade, Centralidade no Utente e Inteligência Artificial. Estiveram ainda presentes dois elementos da Coordenação dos Sistemas Hospitalares da SPMS, Duarte Sequeira, membro do júri, e Joana Vilas Boas, oradora e mentora das equipas. 

SPMS participa na 1ª edição "Hack The Brain"

As equipas tiveram 24 horas para apresentarem um projeto de startupinovador e dinamizador, que respondesse a uma ou mais vertentes abordadas na sessão. O projeto vencedor desenvolveu um mecanismo para melhorar a gestão de fluxos de pessoas dentro de unidades hospitalares, com uma vertente de auxílio à orientação espacial do utente neste contexto, à semelhança de um GPS, recorrendo a sensores de proximidade de curta distância.

No evento foram também apresentadas propostas de solução para prever o risco de saúde mental com base em publicações nas redes sociais, sistemas de gestão de expetativas e de comunicação com o utente na prestação de cuidados, entre outras.

A articulação com a comunidade académica é da maior importância para a missão da SPMS, prevendo-se o estreitar destas ligações em outras vertentes. 

SPMS participa na 1ª edição "Hack The Brain"_2
Temas

Plataforma de videochamada SNS 24 para pessoas surdas celebra 4 anos

23 Abril, 2024

A plataforma de videochamada melhora o acesso dos cidadãos surdos ao Serviço Nacional de Saúde, tendo como porta de entrada o SNS 24. No dia 21 de abril celebrou o seu 4.º aniversário e mais de 5.500 triagens realizadas através de Língua Gestual Portuguesa. Inserida no portal SNS 24, a plataforma de videochamada tem dado […]

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.