Notícias

SPMS participa na 1ª edição “Hack The Brain”

14 Novembro, 2018

No âmbito da cooperação com a comunidade académica e Instituições de Ensino Superior, a SPMS, EPE participou na primeira edição do “HACK THE BRAIN@UBIMedical”, o Hackathon da área da saúde, que decorreu nos dias 10 e 11 de novembro, na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã.

Organizado pela UBI, este evento acolhe projetos empreendedores que envolvam tecnologia na saúde e contou com a participação de sete equipas de estudantes das áreas de Medicina, Engenharia Informática, Gestão, Economia, Engenharia Biomédica e Engenharia Biológica.

Em representação da SPMS, EPE, Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, apresentou alguns desafios que a indústria da saúde enfrenta atualmente, sugerindo três temas: Interoperabilidade, Centralidade no Utente e Inteligência Artificial. Estiveram ainda presentes dois elementos da Coordenação dos Sistemas Hospitalares da SPMS, Duarte Sequeira, membro do júri, e Joana Vilas Boas, oradora e mentora das equipas. 

SPMS participa na 1ª edição "Hack The Brain"

As equipas tiveram 24 horas para apresentarem um projeto de startupinovador e dinamizador, que respondesse a uma ou mais vertentes abordadas na sessão. O projeto vencedor desenvolveu um mecanismo para melhorar a gestão de fluxos de pessoas dentro de unidades hospitalares, com uma vertente de auxílio à orientação espacial do utente neste contexto, à semelhança de um GPS, recorrendo a sensores de proximidade de curta distância.

No evento foram também apresentadas propostas de solução para prever o risco de saúde mental com base em publicações nas redes sociais, sistemas de gestão de expetativas e de comunicação com o utente na prestação de cuidados, entre outras.

A articulação com a comunidade académica é da maior importância para a missão da SPMS, prevendo-se o estreitar destas ligações em outras vertentes. 

SPMS participa na 1ª edição "Hack The Brain"_2
Temas

Projeto da SPMS é finalista dos Prémios HINTT 2021

20 Agosto, 2021

A SPMS é uma das 10 finalistas dos Prémios HINTT 2021 com o projeto Agendamento Online para a vacinação contra a COVID-19, na categoria Patient Safety. Esta iniciativa promove a partilha de conhecimento sobre o futuro do estado de saúde, com foco na tecnologia e no cidadão. Na edição de 2020, a SPMS foi distinguida […]

SPMS apoia ULSAM no arranque das teleconsultas em lares

10 Agosto, 2021

Com o apoio da SPMS, a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) arrancaram as primeiras teleconsultas de psiquiatria, no início de agosto, em lares. Os lares de Barbeita e Merufe, em Monção, foram os primeiros a realizar teleconsultas em tempo real, garantindo segurança, proteção e confidencialidade dos dados, através da plataforma de telessaúde […]

SPMS organiza evento de encerramento da eHAction

16 Julho, 2021

A eHAction – Joint Action Supporting the eHealth Network, uma ação de colaboração entre os Estados-Membros da União Europeia e outros países europeus, vai realizar o evento "EU Cooperation to Empower Citizens’ Health & Care [Cooperação europeia para capacitar a saúde e o cuidado dos cidadãos]", no próximo dia 21 de julho, por videoconferência, entre as 09h e as 12h.

closing event_noticia SPMS
Voltar
co-financiamento
sed ut neque. Aliquam efficitur. ipsum adipiscing leo. non
Voltar para o topo.