Sistema de Gestão de Risco e Auditoria disponível nos hospitais

27 Novembro, 2018

A SPMS, EPE disponibilizou, no passado dia 16 de novembro, o acesso ao novo Sistema de Gestão de Risco e Auditoria (SGRA) às equipas de auditoria interna das instituições hospitalares do SNS.

O SGRA tem o objetivo de proceder a uma avaliação mais objetiva dos controlos organizacionais e dos seus riscos e, desta forma, reforçar a existência de um maior controlo e uniformização de processos.

O SGRA permite gerir eficientemente os riscos financeiros e de reputação das instituições, melhorando a prestação de contas e aumentando a eficiência financeira, estratégica e operacional. Os auditores internos, utilizadores deste sistema, poderão planear e executar um conjunto de ações de auditoria para testar e assegurar se os controlos estão de acordo com a sua certificação. Podem, ainda, registar as ações resultantes das conclusões e recomendações do Relatório de Auditoria, permitindo fechar o ciclo da auditoria interna.

O acompanhamento e suporte à utilização deste sistema está a cargo de uma equipa aplicacional sob a responsabilidade da SPMS, enquanto que a sua governação é realizada centralmente pela ACSS, sempre considerando e incorporando as recomendações e sugestões das diferentes instituições hospitalares.

banner_spms4

Comitiva da Eslováquia visita SPMS

29 Junho, 2022

A SPMS recebeu uma comitiva eslovaca no âmbito da visita de estudo promovida pela DG Reform da Comissão Europeia e pelo Ministério da Saúde da Eslováquia nesta quarta-feira, dia 29 de junho, em Lisboa.

SNS 24 continua a melhorar acesso e promove equidade

23 Junho, 2022

O contacto remoto entre o cidadão e o Serviço Nacional de Saúde, independentemente da porta escolhida: telefónica, digital ou presencial, tem contribuído para fomentar a inclusão social e a literacia digital em saúde, possibilitando uma experiência uniforme, integrada e com qualidade.

Phasellus venenatis, vel, at felis quis, diam neque. amet, nec mi,