Notícias

Esclarecimento sobre Sistemas de Informação

26 Novembro, 2018

A SPMS, EPE, em articulação com outros organismos do Ministério da Saúde, gere sistemas de informação que suportam a atividade diária de 134 mil profissionais de saúde, em cerca de 2 000 unidades prestadoras de cuidados de saúde do SNS. Estes sistemas garantem o tratamento e a disponibilização da informação aos diferentes níveis de gestão das entidades do SNS, de âmbito local, regional e nacional. Funcionam 24 horas/dia, 365 dias por ano.

Dos vários sistemas de informação existentes, nem todos funcionam sempre da melhor forma, nas várias unidades e em todos os postos de trabalho dos profissionais de saúde do SNS. Contudo, não é verdade que se verifique uma falha “generalizada e permanente dos sistemas informáticos” nas últimas semanas.

Existem alguns constrangimentos na utilização dos SI, decorrentes de múltiplos fatores, nomeadamente: alguns sistemas estão assentes em plataformas tecnológicas com mais de 20 anos; muitos postos de trabalho estão obsoletos; em certas zonas do país as redes locais não são adequadas para as exigências atuais.

Neste contexto, importa informar que, durante as últimas duas semanas, os registos efetuados nas unidades dos Cuidados de Saúde Primários têm atingido valores semelhantes aos verificados no ano passado, no mesmo período. Por exemplo, no que respeita às vacinas registadas no Registo de Saúde Eletrónico – Vacinas (329 776), bem como os dados agregados e disponibilizados à DGS para análise estatística e epidemiológica e, também, ao nível da emissão de Certificados de Incapacidade temporária, com cerca de 166 857, e o respetivo formulário digital transmitido eletronicamente à Segurança Social.

Relativamente aos acessos ao Registo de Saúde Eletrónico, por parte dos profissionais de saúde e dos cidadãos, ascenderam a 1 milhão e 400 mil, mantendo a tendência de crescimento sustentado que se tem verificado ao longo de 2018. Também nas últimas semanas, e como sempre tem acontecido, o sistema de informação que gere o Sistema Integrado de Gestão de Inscritos para Cirurgias (SIGIC) recolhe e trata os dados registados em todos os hospitais do SNS, correspondentes a 10 000 intervenções diárias.

No que respeita ao número mensal de registos de prescrições eletrónicas de medicamentos tem estado, nos últimos meses, em linha com o esperado: 2 524 550 prescrições em setembro, 2 965 577 em outubro e 2 168 231 em novembro (até ao dia 23.11).

De referir ainda que, em novembro, e como acontece mensalmente, os sistemas de informação RHV processaram e pagaram os vencimentos a 134 138 profissionais do SNS.

Num exercício difícil e complexo de renovar e evoluir o atual sistema, mantendo simultaneamente o seu funcionamento diário, durante os 365 dias do ano, a SPMS, EPE em conjunto com as regiões de saúde e hospitais, entidades também responsáveis pelos sistemas informação que disponibilizam, tem vindo a trabalhar para antecipar-se e resolver constrangimentos.

Reduzir a instabilidade na utilização dos sistemas de informação, assegurando a sua estabilização progressiva e, consequentemente, eliminar os problemas nos postos de trabalho dos profissionais de saúde, em prol de uma melhor prestação de cuidados aos cidadãos, representa, efetivamente, a prioridade das equipas da SPMS, EPE, cuja qualidade e dedicação têm sido inesgotáveis em condições nem sempre ideais.

Temas

Banner_generico_spms_opcaoB

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.