Notícias

Debate das Compras Públicas na Saúde encerra com números expressivos

22 Novembro, 2018

“A modernização na área das compras públicas assume, sem dúvida, um papel central na estratégia de redução de despesa”, foi uma das afirmações de Guilherme W. d’Oliveira Martins, Secretário de Estado das Infraestruturas, hoje, no V Seminário de Compras Públicas na Saúde, salientando que, para se obter essa redução, “os acordos-quadro são um dos exemplos mais paradigmáticos”.

seminario_plateia_2

Após a sessão de abertura, que decorreu no auditório (sala principal) do PT Meeting Center em Lisboa, arrancaram os debates moderados pelo jornalista Pedro Pinto, com vários oradores, especialistas em matéria de contratação pública.

Num modelo participativo e dinâmico, apresentando visões distintas sobre o novo enquadramento jurídico para as compras públicas, as sessões realizaram-se no período da manhã.

seminario_pedro pinto

À tarde, novas apresentações e debates realizaram-se na sala principal, em paralelo com sessões na sala 1. Entre os dias 21 e 22 de novembro foram apresentadas  23 sessões temáticas, distribuídas pelas duas salas e dinamizadas por 36 oradores.

seminario mesa redonda

Assumindo-se como uma iniciativa de referência, a 5ª edição atingiu números expressivos, revelando a sua importância, não apenas no setor da saúde, mas também noutras áreas da esfera pública, nomeadamente por 7 ministérios diferentes, cuja finalidade foi aprender e obter mais conhecimento.

Mais de 100 empresas, fora do setor da saúde, marcaram presença neste evento que contou com cerca de 1 300 participantes em sala e mais de 2 000 através de live streaming. Do meio académico, estiveram representadas 11 universidades, e da área da saúde as 5 ARS e cerca de 50 instituições, entre as quais hospitais, centros hospitalares, ACES e Unidades Locais de Saúde.

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, encerrou o Seminário das Compras Públicas na Saúde: “Obrigado pela vossa energia e participação!”

seminario_plateia

Registo de Saúde Eletrónico Único | Procedimentos de Radiologia

20 Janeiro, 2025

A Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, EPE (SPMS) está a trabalhar na construção do Registo de Saúde Eletrónico Único (RSEu). Para o efeito, está a preparar um conjunto de serviços digitais de acesso a dados de saúde, entre os quais o Serviço Digital de Acesso e Partilha de Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica. […]

RSEu_Radiologia_N=T_860x500

União Europeia apresenta plano de combate a ciberataques na área da saúde

16 Janeiro, 2025

A Comissão Europeia apresentou um plano de ação da União Europeia (UE), ontem, dia 15 de janeiro, que visa reforçar a cibersegurança dos hospitais e dos prestadores de cuidados de saúde. O plano de ação propõe, nomeadamente, que a ENISA, a agência da UE para a cibersegurança, crie um centro pan-europeu de apoio à cibersegurança para hospitais e […]

Para refletir - 5 razões para notificar incidentes de cibersegurança

SPMS participa na ação europeia EUVAC para implementação do Cartão Europeu de Vacinação Digital

15 Janeiro, 2025

A SPMS reforça o seu compromisso com a melhor utilização da tecnologia para proteger a saúde pública ao integrar a ação europeia EUVAC (European Digital Vaccination Card), que visa desenvolver um piloto para implementação, integração e operacionalização de um Cartão Europeu de Vacinação Digital, tirando partido dos serviços A Minha Saúde @ UE. Cofinanciada pelo […]

Voltar
Voltar para o topo.